Banestes oferece às prefeituras do estado serviço de pagamentos de impostos via Pix

| Assessoria de Comunicação

 

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou a disponibilização de uma nova solução tecnológica associada ao Pix, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. O banco estadual lançou, de forma exclusiva, o serviço Pix Arrecadação On-line Banestes, de arrecadações de impostos via Pix no Banestes, para as prefeituras e órgãos estaduais de todo o Estado do Espírito Santo.

A solução disponibilizada pelo Banestes agrega valor às prefeituras, pois, por meio do Pix na Arrecadação, as prefeituras poderão oferecer aos contribuintes o pagamento de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e demais tributos municipais via Pix, de forma on-line e segura, sem incidência de tarifas adicionais.

Os contribuintes poderão realizar o pagamento dos impostos de forma fácil e rápida, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix, uma imagem que será gerada pela própria prefeitura e estará impressa na guia de arrecadação, assim como atualmente acontece com os códigos de barras. 

O Banestes é, atualmente, o único banco a oferecer o serviço de arrecadação via Pix, de forma on-line, com o diferencial da disponibilização do crédito em tempo real para a prefeitura. Ou seja, as prefeituras que oferecem o Pix Arrecadação On-line aos seus contribuintes terão acesso às informações de pagamento também de forma instantânea, com o crédito realizado em tempo real em sua conta corrente.

Além disso, são recebidos pagamentos de correntistas de todas as instituições financeiras cadastradas ao Pix. Ou seja, não é obrigatório que o contribuinte seja correntista do Banestes para que se beneficie com a solução. 

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destaca o anseio da instituição para que novas parcerias sejam oficializadas. “Estamos satisfeitos em oferecer mais esse diferencial à administração pública, com o serviço de arrecadação via Pix, de forma on-line, com o destaque para a disponibilização do crédito em tempo real para as prefeituras. Ou seja, essa é uma praticidade tecnológica eficiente tanto para as prefeituras quanto para toda a população. Estaremos à disposição para atender todos os municípios do estado para a implementação da solução aos seus munícipes", disse.

O município de Aracruz foi o primeiro a disponibilizar a solução aos munícipes. Além de Aracruz, outras 32 prefeituras do estado já estão em evoluído processo de implementação da melhoria.

Para oferecer a facilidade de pagamento, é necessário que as prefeituras municipais tenham suas chaves Pix cadastradas no Banestes. As prefeituras interessadas em ofertar a nova opção de pagamento facilitado aos seus contribuintes poderão entrar em contato com o Banestes, por meio das equipes da Rede de Agências, distribuídas em todos os 78 municípios do Estado, que estarão à disposição.  As informações de atendimento do banco estão disponíveis no site oficial www.banestes.com.br.

Saiba mais – Pix Arrecadação On-line Banestes:
•    Possibilidade de pagamento de IPTU, ISS, ITBI e taxas de forma rápida e prática, via QR Code Pix.
•    As prefeituras têm acesso às informações de pagamento também de forma instantânea, com o crédito realizado em tempo real em sua conta corrente.
•    Os contribuintes poderão realizar o pagamento durante os sete dias da semana, a qualquer hora, de forma rápida, prática e segura, sem cobrança de tarifa adicional.
•    Os pagamentos podem ser realizados por clientes de todas as instituições financeiras cadastradas ao Pix.
•    Para ofertar aos contribuintes a nova forma de pagamento, as prefeituras deverão entrar em contato com o Banestes para realizar o cadastro de seus dados.

 

Texto: Comunicação Banestes.

Compartilhar Conteúdo