24 anos de emancipação política de Marataízes

As comemorações do aniversário de 24 anos de emancipação política de Marataízes terminaram na noite de sábado, 16 de outubro, com uma live. 

| Assessoria de Comunicação

As comemorações do aniversário de 24 anos de emancipação política de Marataízes terminaram na noite de sábado, 16 de outubro, com uma live. A população de Marataízes pôde assistir a uma apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que executou diversas canções, como coletâneas de Tim Maia, Roberto Carlos e Michael Jackson, além de Aquarela Brasileira e o Cisne Branco, hino oficial da Marinha.

Depois teve o "Parabéns pra Você" e o corte do bolo de aniversário da cidade, claro que com sabor de abacaxi. Após, houve discursos das autoridades e convidados e um ótimo show do cantor Flesh Martins e banda. 

Além das pessoas que assistiram pelos canais da Prefeitura no YouTube, as apresentações foram acompanhadas de perto, na Feira Municipal do Artesão, pelo prefeito Robertino Batista e o vice-prefeito Jaiminho Machado, suas esposas e vários secretários municipais.

Uma noite muito especial que fechou com chave de ouro o aniversário de Marataízes!


 

Perfil histórico

Marataízes partilha sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do rio Itapemirim. Em 1700 chegavam da Bahia, Domingos Freitas Bueno Caxangá, Pedro Silveira e outros, que se ocuparam da cultura da cana-de-açúcar, dando continuidade à construção do povoado.
 
Em 1771, quando os índios Puris atacaram as Minas do Castelo (atual município de Castelo), seus moradores se refugiaram na foz do rio Itapemirim, fundando, naquele local, a Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, hoje Barra do Itapemirim. Devido às facilidades de transporte e à segurança oferecida pelo ancoradouro interno a pequenas embarcações, a Freguesia progrediu rapidamente. Foi, sem dúvida, o ponto de partida de toda a colonização do Sul do Espírito Santo. O Porto da Barra do Itapemirim era a porta de saída de produtos da terra e a entrada dos primeiros colonizadores. Pela Barra do Itapemirim entraram homens e as máquinas, o progresso, a civilização, a cultura e a arte. Pelo porto entraram os vagões da Estrada de Ferro e saiu toda a produção de açúcar, aguardente e café, que já em 1852 era superior a cem mil arrobas, ou seja, mil e quinhentas toneladas.


A origem do nome de Marataízes 
 
Marataízes é conhecida turisticamente como a “Pérola Sul Capixaba”.
 
Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão de encontro ao mar.
 

Texto: Prefeitura de Marataízes
 

Compartilhar Conteúdo