Alegre adere ao ES Inteligente: mais qualidade de vida para a população do município

| Assessoria de Comunicação

O Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes) segue com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da infraestrutura dos municípios capixabas. No início deste mês, foi oficializada a adesão da Prefeitura de Alegre ao Programa ES Inteligente. O programa tem o banco como coordenador-geral, em parceria com o Instituto de Planejamento Gestão das Cidades (IPGC).

Segundo município capixaba a aderir ao programa, Alegre começa a se estruturar para oferecer serviços públicos de qualidade à população, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) a serem firmadas com usinas solares fotovoltaicas. O objetivo é cobrir demandas energéticas das edificações públicas e iluminação pública.

Com a cooperação técnica entre as instituições, o projeto desenvolverá modelagens que considerem as características regionais. No decorrer da parceria, o município poderá solicitar novos projetos estratégicos destinados a outras áreas, como, por exemplo, saneamento e de gestão de resíduos sólidos urbanos.

O secretário de Administração do município do sul capixaba, Wagner Pires Pinho, ressaltou que a adesão ao ES Inteligente é um avanço importante. “Acredito que este convênio é um projeto muito importante para o município e a região do Caparaó, que desenvolverá uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Nesse sentido, já iniciamos estudos e trabalhamos para que, no ano de 2022, já tenhamos alguns projetos implementados e em funcionamento, como a Usina Fotovoltaica e a melhoria na iluminação pública”, destacou.

“Alegre demonstra que, com sua organização municipal, é um aliado do progresso. Com os investimentos em áreas estratégicas, conseguirá gerar empregos e aperfeiçoar a qualidade de vida de sua população. Com foco no futuro da economia municipal, esta celebração do ES Inteligente demonstra o reposicionamento do Bandes para o progresso do Espirito Santo”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, acrescentou que as Participações Público-Privadas são de extrema importância para a expansão da infraestrutura e à geração de empregos. “A adesão do município de Alegre ao Programa Cidades Inteligentes renderá bons frutos e proporcionará à população acesso aos melhores serviços, refletindo na qualidade de vida dos cidadãos alegrenses. Também vai trazer excelência para a gestão municipal, destravando projetos sem comprometer o caixa do município”, complementou.

Além disso, o projeto do município terá um acompanhamento permanente de consultores especializados nas áreas de Administração Pública, gestão de projetos e processos, com suporte técnico do IPGC, destacando possíveis modelagens que melhor atendam às demandas da região.

O Programa ES Inteligente, lançado pelo Bandes em 2021, é mais uma trilha de fomento, além do crédito tradicional. Com investimentos em inovação e planejamento urbano, o programa permitirá que os municípios aperfeiçoem o uso de recursos públicos e destinem melhorias de serviços para os cidadãos. O Bandes disponibiliza atendimento exclusivo às prefeituras que desejarem aderir ao programa ES Inteligente. Para acessar o edital e todas as informações, basta acessar o site do banco (www.bandes.com.br/ppp). Na página, o passo a passo e todas as orientações, incluindo perguntas mais frequentes, trazem orientações e esclarecimentos.

Informações sobre o programa:
www.bandes.com.br/ppp

Texto: Bandes

 

 

 

Compartilhar Conteúdo