Webinário “As Demandas Psicossociais no Espaço Escolar”

| Assessoria de Comunicação

O webinário “As Demandas Psicossociais no Espaço Escolar” contou com a presença de 180 participantes, entre secretários e técnicos municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social e superintendentes e supervisores do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES).

O encontro teve por objetivo principal abordar como as demandas psicossociais (acolhimento, cuidados em saúde mental, prevenção de situações de violência, entre outras) aparecem no espaço escolar. Também foram discutidas sobre como é possível atuar na construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar, em uma perspectiva intersetorial, visando ao desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes.

A reunião foi realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Espírito Santo (Undime/ES) e a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie).

A coordenadora do serviço de consultoria de inteligência educacional Vozes da Educação, Carolina de Oliveira Campos, apresentou o estudo internacional “Boas práticas de saúde mental nas escolas: um olhar para oito países”. O trabalho tem como premissa apoiar as redes de ensino para que possam ter subsídios para estruturar alternativas capazes de lidar com os desafios impostos na saúde mental de alunos e educadores, principalmente após a pandemia.

Em seguida, a psicóloga e coordenadora da Apoie, Priscila Maria do Nascimento Pereira, destacou as ações que visam desenvolver atividades que contribuam para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da rede estadual de ensino do Espírito Santo, bem como fomentar a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar.

 

Texto: Amunes

 

   

Compartilhar Conteúdo