Qualificação de servidores fortalece entregas à população

| Assessoria de Comunicação

A secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso, destacou, nesta terça-feira (17), a importância da qualificação de servidores públicos como forma de garantir entregas à população. Ela participou do segundo dia do curso “Imersão: Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Por uma gestão inovadora e eficiente”, que será realizado até esta quarta-feira (18), no Centro de Convenções de Vitória.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Vocês estão tendo a oportunidade de realizar um verdadeiro mergulho num conteúdo programático que é de enorme importância para a realização do trabalho que desenvolvemos no setor público”, disse a titular da SEP.

Maria Emanuela lembrou que promover a capacitação e a valorização dos servidores faz parte das ações estratégicas do Governo do Estado, mas ressaltou o fato de, além de servidores de secretarias e órgãos do Estado, também equipes de prefeituras capixabas estarem participando do curso, ministrado pelo professor Plínio Pires.

Investimentos

“Isso acontece, especialmente, pelo fato de estarmos, em parceria com as gestões municipais, por meio do Fundo Cidades, realizando um enorme volume de investimentos que estão fazendo o Espírito Santo crescer de forma sistêmica. Estamos aportando recursos para contratações de projetos, realização de obras, aquisição de equipamentos, nos 78 municípios capixabas”, afirmou.

“Nosso Estado é o que mais repassa recursos fundo a fundo aos municípios no País”, acrescentou Maria Emanuela. Além do Fundo Cidades, a secretária também lembrou dos ligados às áreas da Educação e da Assistência Social. “Quem executa tudo isso são vocês, e este mergulho na lei é para que vocês possam fazer muito mais pelas pessoas”, disse a titular da SEP, referindo-se ao trabalho técnico desenvolvido pelos  aproximadamente 500 servidores presentes no curso, que será encerrado às 12h desta quarta-feira (18).

O professor Plinio Pires destacou que nunca esteve em um evento em que um mesmo Governo propiciasse a servidores de toda a sua estrutura a mesma oportunidade. “Este é o primeiro evento como esse e o maior do País”, graças ao Governo do Estado do Espírito Santo”, garantiu.

Segundo ele, o curso possibilita aos agentes públicos conhecerem as alterações legislativas, aprenderem as boas práticas advindas da nova lei, fixarem as experiências relevantes que podem perdurar também nas futuras contratações, além de aprofundarem a análise das orientações dos tribunais de contas, interpretarem o novo regime e adotar escolhas mais eficientes.

Neste segundo dia de atividades do curso, também esteve presente o superintendente jurídico do Banestes, Tiago Ferreira.

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br


    

Compartilhar Conteúdo