Itapemirim | 207 anos de emancipação política

| Assessoria de Comunicação

O município de Itapemirim, localizado em território capixaba, no Espírito Santo, comemora 207 anos de emancipação política nesta segunda-feira (27).
Saiba mais no site da prefeitura https://www.itapemirim.es.gov.br/principal.

História
A história de Itapemirim remonta a 1539, quando a primeira fazenda foi instalada na região, por Pedro da Silveira.

A região progrediu e muitas novas fazendas foram surgindo na região que movimentava um grande comércio de cana-de-açúcar além de servir como porto escoadouro da produção.
A fundação oficial do município foi em 1815.

Por volta de 1852 o porto de Itapemirim era ligado por navegação regular a vapor com Anchieta (Benevente), Guarapari, Vitória, Santa Cruz, São Mateus, Caravelas (BA) e exportava principalmente o açúcar, a aguardente e o café da região.

Itapemirim faz parte da Rota da Costa e da Imigração e é um dos recantos do sul onde a proximidade entre o mar e a montanha é menor.

A região contempla praias belíssimas como Itaipava, Itaoca e a Ilha dos Franceses em contraste encontramos o clima ameno do Frade e a Freira. Uma prática muito comum na região é o rapel, o voo livre e as trilhas, tanto na região do Frade e a Freira quanto no Monte Aghá.

Saiba mais
A economia local gira em torno da cana-de-açúcar, o leite e a pesca.

Área da unidade territorial [2021] 550,710 km², com população estimada [2021] em 34.957 pessoas e densidade demográfica [2010] 55,15 hab/km².
 

Compartilhar Conteúdo