Prefeitos vão a Brasília e protocolam no Ministério de Infraestrutura pedido de cessão de trechos de antiga via férrea Leopoldina para os municípios

| Assessoria de Comunicação

Uma comitiva de prefeitos, liderada pelo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e composta por demais representantes das cidades de Cariacica, Viana, Marechal Floriano e Mimoso do Sul, que são cortados pela antiga linha férrea Leopoldina, protocolou pedido de cessão do domínio das vias ferroviárias para os municípios. O encontro foi realizado em Brasília, na tarde dessa segunda-feira (11).

Além de entregarem o documento, a comitiva se reuniu com o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, com o diretor da OPLAM, Fábio Nunes, com o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER), André Ludolfo, e com o assistente técnico do Ministério da Infraestrutura, Ricardo Jerusalém.

Após reunião ocorrida em Vargem Alta, no último dia 25 de maio deste ano, sobre a cessão de trechos da antiga linha férrea Leopoldina para os municípios cortados pela via, a Amunes assumiu à frente deste projeto em nome de todas as prefeituras interessadas.

Participaram também do encontro, o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabelo, e o assessor de gestão Anderson Deprá; os vice-prefeitos Fabio Luiz Dias (Viana), João Cabral Rodrigues Cancellieri (Marechal Floriano) e Paulo Renato Barros (Mimoso do Sul); e os assessores de Cariacica Wellington Silva e Rogério Guimarães, bem como o assessor de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Renato.

“Em Brasília, juntamente com outros prefeitos do Sul do estado, protocolamos no Ministério de Infraestrutura o pedido de cessão do domínio das vias férreas para os municípios. Em Cachoeiro, estamos solicitando a doação de 33 km de malha ferroviária que estão abandonadas, pelo menos, desde 2017, pela concessionária, a fim de implantarmos um terminal de cargas para atendermos ao nosso futuro distrito industrial de Morro Grande. Além disso, com as linhas recuperadas, podemos também incentivar o turismo na região, como já ocorre em Soturno”, afirmou o presidente da Amunes, Victor Coelho.

 

Compartilhar Conteúdo