Escola de Contas oferece aos jurisdicionados Programa de Capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos

| Assessoria de Comunicação

A Escola de Contas Mariazinha Vellozo Lucas (ECP), do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), inicia, no próximo dia 8 de agosto, o “Programa de Capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14.133/2021”. A capacitação é destinada aos servidores de órgãos jurisdicionados à Corte de Contas que trabalham com atividades de aquisições públicas. O Programa contará com um evento de abertura e oito webinários, realizados em todas as semanas, até o dia 23 de setembro. As inscrições devem ser feitas na página da ECP.

O evento de abertura será ao vivo, a partir das 14h10, com transmissão pelo Youtube da Escola de Contas, contando com a participação do presidente do tribunal, conselheiro Rodrigo Chamoun, além do diretor da ECP, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti.

Nele, também haverá as presenças dos professores Tatiana Martins da Costa Camarão, com a palestra “Aspectos relevantes da Governança e o Planejamento das Contrações Públicas”, e Anderson Pedra, que ministrará o tema “O impacto da Nova Lei de Licitações na Administração Pública”.

A mediação ficará por conta do auditor de controle externo Guilherme Nunes Fernandes, que há 10 anos trabalha na área de contratações públicas no TCE-ES.

O curso

A Lei nº 14.133/2021 será obrigatória para todos os órgãos públicos das esferas e poderes, sendo necessário que, a partir de do dia 1º de março de 2023, as adaptações e regulamentações estejam realizadas e os órgãos públicos aptos para aplicar a Lei, de forma eficaz, no campo das contratações públicas.

Para uma aplicação eficiente, é importante que se estude a Lei, suas inovações e todo seu potencial de impactar no processo de contratação pública. Isso somente será possível com a capacitação dos servidores públicos, que trabalham com esse processo de trabalho, no novo conhecimento, ampliando dessa forma a competência profissional. 

Por isso, a ECP elaborou uma trilha de aprendizagem com conteúdo abrangente   sobre a Lei nº 14.133/2021.

Durante o curso haverá uma programação com palestras, exposições teóricas e práticas, online síncronas, ou seja, em tempo real, que abordam conteúdos como planejamento das contratações, governança, gestão de risco, procedimento licitatório, procedimentos auxiliares, execução contratual, gestão de risco e atuação das procuradorias jurídicas, colaborando para ampliar o conhecimento dos alunos.

Relevância

A Nova Lei de Licitações traz em seus dispositivos novas responsabilidades à autoridade máxima de cada órgão, que deve promover gestão por competências e designar agentes públicos para o desempenho das funções essenciais à execução do normativo que preencham requisitos tais como: preferencialmente servidores efetivos dos quadros permanentes da Administração Pública; tenham atribuições relacionadas a licitações e contratos ou possuam formação compatível ou qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público.

Ainda, a lei traz novos responsáveis no processo de aquisição de bens e serviços para conduzir a licitação, este denominado, agente de contratação, servidor designado pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.

Outra questão a ser implantada pelos órgãos públicos é a gestão da matriz de riscos, pois a Lei exige que seja disposto no instrumento contratual cláusula definidora de riscos e de responsabilidades entre as partes tratadas e caracterizadora do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato

Desta forma, tornou-se indispensável aos servidores uma formação compatível e qualificada para o desempenho dos novos processos de trabalho e das novas demandas para as áreas envolvidas.

Serviço

Programa de Capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos – Evento de Abertura

Data: 08 de agosto (segunda-feira)

14 horas: abertura com presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, e do diretor da ECP, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti

14h10: Palestra “Aspectos relevantes da Governança e o Planejamento das Contrações Públicas”, com a professora Tatiana Martins da Costa Camarão.

15h10: Palestra “O impacto da Nova Lei de Licitações na Administração Pública’, com o professor Anderson Sant’anna Pedra.

16h00: Debate – Perguntas e Respostas

16h40: Encerramento 

Transmissão: pelo Youtube das ECP 

 

Confira a programação completa do Programa de Capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos

 

AGOSTO

10/08 (quarta-feira), às 14h00

Tema: Pesquisa de Preços

Facilitador:  Simone Zanotello 

Moderador: Lucas Gil Salim e/ou Guilherme Nunes Fernandes (ACEE-TCEES)

Conteúdo: 

  • Lei 14.133/2021 e os procedimentos para a definição do preço referencial;
  • Regulamentação da pesquisa de preços: IN 65/2021;
  • Formalização da pesquisa;
  • Prazo de duração da pesquisa de preços;
  • Parâmetros: há prioridade entre os parâmetros?
  • Quando realizar a pesquisa de preços? (Planejamento de contratações, Licitação, Contratação direta, Auditoria, Gestão de contratos e de atas de registro de preços);
  • Metodologia para definição do preço de referência (média, mediana, menor preço, média ajustada etc.);
  • Validade dos preços coletados;
  • Número de cotações;
  • Riscos na definição do preço de referência nas licitações;
  • Sobrepreço, superfaturamento, jogo de planilha, jogo de cronograma, fracasso da licitação.

Debate: 30 min

   15/08 (segunda-feira) , às 14 horas

Tema: Gestão de Riscos nas contratações públicas  

Facilitadores: Paulo Alves

Moderadores: Eliane Cabrini (Chefe de gabinete da Vice-Presidência TCE-ES)

Conteúdo sugerido:  o controle e o monitoramento e gestão de risco; A necessidade de planejamento; As etapas do planejamento; Os documentos e procedimentos do planejamento, a necessidade da organização da unidade de contratação, comissões de licitação, controle interno e governança para a transição da Lei. A padronização como princípio aplicável.

15h30Gestão por Competências

Facilitador: Isabella Brito

Moderador: Fábio Vargas Souza (auditor de controle externo – Secretário da ECP) e Isabela de Freitas Costa V. Pylro (coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da ECP). 

 Carga horária total: 4 horas

 22/08 (segunda-feira), às 14 horas

Tema:  A modalidade do pregão na nova Lei de licitação e Contratos x Decreto 10.024/19 e os procedimentos auxiliares.

Facilitador:  Sandro Bernardes

​Moderador: Gustavo Rupert Rodrigues (ACE-TCE-ES)

Conteúdo sugerido:  o papel do(a) pregoeiro(a); A necessidade de regulamentação local; Perspectivas da regulamentação federal; Modos de disputa; Critérios de julgamento; Orçamento sigiloso. Impugnações e Esclarecimentos; Análise de Propostas; Habilitação; Recursos.

​​- Procedimentos auxiliares

Conteúdo:

Sistema de Registro de Preços (Parâmetros. IRP. Adesão, Limites para caronas;

  • Utilização de Atas entre diferentes entes federativos;
  • Ata x Contrato;
  • Credenciamento (inexigibilidade de licitação, hipóteses legais);
  • Procedimento de manifestação de interesse (PMI);
  • Pré-qualificação:- Objetiva; Subjetiva; Licitações restritas.

Debates: 30 minutos 

Carga horária: 2h30

29/08 (segunda-feira), às 14 horas

Tema: Contratações em obras públicas e serviços de engenharia

Facilitador: Claudio Sarian (auditor de Controle Externo do TCU)

Moderadora: Flavia Holtz (auditora de controle externo – Secretaria SECEX Fiscalizações do TCE-ES)

Conteúdo sugerido:  visão geral; fase preliminar à licitação; Fase interna da licitação; Anteprojeto; Projeto básico; Licenciamento ambiental; Preparação do edital ou convite; Projeto executivo; Fase externa da licitação; Fase contratual; Assinatura do contrato e ordem de serviço; Fiscalização da execução da obra; Recebimento da obra; Fase posterior à contratação.

Carga horária: 2h

Debates: 30 minutos

SETEMBRO

05/09 (segunda-feira), às 14 horas

Tema: Contrações Diretas 

Facilitador: Christianne Stroppa

Moderador: Donato Volkers Moutinho (auditor de Controle Externo-Secretário Geral de Controle Externo) e Gustavo Rupert Rodrigues (auditor de Controle Externo)

Conteúdo sugerido:  Conceito; Processo de Contratação; Princípios; Objetivos; Procedimento Licitatório: regra / exceção; Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Gestão de Risco na Contratação Direta; Edital: divulgação e modificações; Impugnação e Esclarecimento; Fase de apresentação de propostas e lances; Fase de julgamento; Negociação; Fase de habilitação; Fase recursal; Fase de homologação.

12/09 (segunda-feira), às 14 horas

Tema: Contratos Administrativos  

Facilitador: Cristiana Fortini

Carga horária: 2hs 

Moderador: Lucas Gil Salim  

Conteúdo sugerido: Formalização dos contratos; Garantias; Alocação de riscos; Prerrogativas da administração; Duração dos contratos; Execução dos contratos; Alteração dos contratos e dos Preços; Hipóteses de extinção dos contratos; Recebimento do objeto do contrato; Meios alternativos de resolução de controvérsias; Recursos administrativos; Controle das contratações públicas; Principais aspectos da fiscalização contratual.

Debates: 30 minutos

21/09 (quarta-feira), às 14 horas

Tema: Atuação das Procuradorias Jurídicas na NLLCA  

Facilitador:  Procurador Estadual: Anderson Pedra 

Moderadora: Luciana (CJU)/ou Guilherme Nunes Fernandes

Carga horária total: 2 horas 

Debate: 30 minutos

23/09 (sexta-feira), às 14 horas

Tema: Atuação do Controle Interno na NLLCA

Facilitador: Jetro Coutinho (auditor de controle externo do TCU).

Moderador: Edilson Barboza (auditor de controle externo TCE-ES)

Carga horaria: 2hs 

Debates: 30 minutos

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
ascom@tcees.tc.br
 (27) 98159-1866

 

Compartilhar Conteúdo