Workshop sobre eSocial reúne 225 participantes em Vila Velha

| Assessoria de Comunicação

Entre os dias 16 e 17 de agosto, cerca de 225 servidores municipais e estaduais, além de funcionários de empresas privadas, participaram do workshop sobre eSocial, que é a plataforma do Governo Federal que administra informações relativas aos trabalhadores. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.

Organizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com apoio da Prefeitura de Vila Velha, do Sistema OCB Espírito Santo e da EL Serviços de Software, o evento teve como principal objetivo levar conhecimento e capacitar aos servidores e aqueles que atuam nas áreas de departamento pessoal, área financeira, contabilidade, auditoria, controles internos e gestores.

O primeiro dia do Workshop contou com a presença do vice-presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo, e do gestor comercial da Faculdade Novo Milênio, Wadson Ferreira de Oliveira.

Para o prefeito Luciano Pingo essa qualificação é uma união de força para uma gestão responsável. “Esse workshop colabora com os serviços na implantação do eSocial. A princípio, seria somente para os servidores municipais e estaduais, mas ampliamos as inscrições e as empresas privadas também foram convidadas a participar”.

O workshop foi ministrado por Thomas Gomes Costa, coordenador de Gerenciamento e Estruturação de Cadastros do Ministério da Economia, que instruiu os presentes quanto ao uso correto do eSocial e às formalidades e protocolos exigidos pela plataforma.

“Antes do eSocial, as informações eram desencontradas e muitas vezes eram perdidas e os trabalhadores eram prejudicados quando iam requerer um benefício. Com a plataforma, os empregadores passaram a comunicar ao Governo informações dos trabalhadores como: vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS”, afirmou.

E completou: “A nossa expectativa é de que os participantes se capacitem para entender realmente o que o eSocial está pedindo. O eSocial é um sistema que está aplicando o que a legislação já diz há muito e o curso vem justamente com a finalidade de passar esse conhecimento para as pessoas”.

Conforme a servidora pública de Vila Velha, Débora Cecília Demecioli, esses dois dias foram enriquecedores: “Esse tema é importantíssimo e muito atual. Com o Workshop, foi possível tirar as dúvidas e repensar os nossos processos de trabalho”, disse.

“O professor Thomas foi bem pontual ao responder os questionamentos dos participantes e abordou todos os tópicos pertinentes. O curso foi bem gratificante”, destacou a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura de Iconha, Sabrina Valiati Valiati.

Claudia Hackbart Teixeira, que atua como subsecretária de Recursos Humanos da Prefeitura de Serra, declarou ter ficado satisfeita com o conteúdo do workshop. “Fiquei muito feliz e satisfeita com a iniciativa da Amunes porque para os servidores municipais é um desafio muito grande a implantação do eSocial, apesar de ser um tema que vem sendo tratado já há algum tempo, a relevância e a importância dele para os municípios é muito grande. O curso foi muito bom, positivo, e como o desafio é muito grande agregar conhecimento nunca é demais”, ressaltou.

 

  

  

 

Compartilhar Conteúdo