Prefeitos destacam principais temas da XXIV Marcha, em Brasília

Fernanda Milanese, prefeita de Boa Esperança, André Fagundes, prefeito de Nova Venécia, e Fabrício Petri, prefeito de Anchieta, comentaram os principais temas e conquistas da Marcha

| Assessoria de Comunicação

Há uma semana, terminava a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista da América Latina, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mais de 10 mil pessoas de todo o país prestigiaram o encontro, que aconteceu na capital federal, para tratar de importantes pautas municipalistas que estão em discussão e que precisam de apoio do Congresso e do Governo Federal.

O Espírito Santo marcou presença no evento representado por 34 prefeitos e prefeitas, liderados pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Participaram também dezenas de vice-prefeitos, secretários, vereadores e equipes dos municípios. Fernanda Milanese, prefeita de Boa Esperança, André Fagundes, prefeito de Nova Venécia, e Fabrício Petri, prefeito de Anchieta, comentaram suas impressões sobre o evento e os principais temas e conquistas da Marcha.

“A gente vem pra cá com pautas definidas pra tentar resolver problemas que só prefeitos e vereadores entendem lá na ponta, uma delas é a nova Lei de Licitações que nem todos os municípios estão preparados. Aí tem também discussão antiga como a tabela do SUS, piso da enfermagem, piso do magistério, que são legislações que são debatidas em Brasília, mas que afetam municípios do Brasil inteiro.
Por isso a importância dos prefeitos estarem representando seus estados para discutir as pautas fundamentais dos seus municípios. A questão municipalista tem que ser muito observada porque a gestão se faz lá nos municípios”, disse o prefeito André Fagundes.

Fabrício Petri, de Anchieta, afirmou que os municípios tentam sensibilizar o governo federal para que haja maior justiça no pacto federativo, na distribuição dos recursos para que os municípios consigam executar as políticas públicas, as ações criadas muitas vezes pelo próprio governo federal. “A gente sai muito satisfeito porque a CNM tem brigado, representado de forma legitima e com muita eficiência os municípios, para minimizar a angústia dos gestores e a gente acompanha que a CNM realmente levanta a bandeira do municipalismo”, disse o prefeito.

De Boa Esperança, a prefeita Fernanda Milaneses destacou que são três pontos principais que os municípios buscam dentre as pautas municipalistas: Infraestrutura, Saúde e Educação. “São esses os três pilares que a gente está atrás”.

E acrescentou: “O que eu acho mais importante é que a gente (os prefeitos) está sincronizado em pensamento e força de vontade de trabalhar. Nós estamos buscando investimento pra cada cidade. A gente está alinhado buscando e acreditando na força dos nossos deputados federais e senadores. Principalmente cidade pequena como Boa Esperança, a gente sobrevive de investimentos de quem acredita nela”, completou a prefeita.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo