Amunes quer participar do Comitê Integrado de Segurança Escolar

Amunes encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) solicitando a inclusão da associação no Comitê Integrado de Segurança Escolar

| Assessoria de Comunicação

Nos últimos meses, ameaças e ataques às escolas colocaram ainda mais em evidência a necessidade de medidas que visam garantir a segurança dos alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. O Brasil e o mundo acompanharam, com perplexidade, os ataques da última semana em uma creche em Blumenau, Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas, além de outras feridas, e também o triste episódio ocorrido no município capixaba de Aracruz, no final do ano passado, em que um atirador de 16 anos matou quatro pessoas e feriu 12 também dentro de unidades de ensino. 

Diante de casos como esses, do medo e da preocupação dos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes e da urgente necessidade de medidas mais robustas de segurança, a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) solicitando a inclusão da associação no Comitê Integrado de Segurança Escolar. O Comitê, lançado pelo Governo do Espírito Santo, é formado por 15 grupos temáticos criados com o objetivo de direcionar os esforços de segurança para o desenvolvimento de ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas da rede pública do Estado. 

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, explicou que os gestores municipais estão sendo cobrados pela população para encontrar meios de garantir mais segurança nas escolas. "Nós entendemos perfeitamente a preocupação de todos, que pedem por ronda escolar, câmeras, portaria armada. Os municípios já estão adotando medidas, reforçando a segurança na porta e no entorno das escolas, contando com o apoio das forças de segurança de cada local. Diante da circulação em massa das mensagens de pânico que circulam nas redes sociais, de imediato algumas medidas já estão sendo tomadas", explicou Luciano Pingo. 

Mas, além disso, ele solicitou participação da Amunes, que representa os 78 municípios, no Comitê Integrado de Segurança Escolar. "Temos que ter cautela e sabedoria para avaliar as medidas mais apropriadas para cada situação, sempre dialogando com o Estado e a União. O nosso trabalho não para um minuto, em busca de levar mais tranquilidade e sensação de segurança para a população capixaba. Pedimos nossa inclusão no Comitê, com direito a voz e veto, pois acreditamos que somente com ações integradas vamos superar os desafios", disse. 

O presidente da Amunes disse que ainda neste mês de abril o Governador Renato Casagrande anunciou que vai lançar o Plano Estadual de Segurança Escolar, idealizado pela equipe da Sesp em conjunto com diversas outras secretarias, como Sedu e Sesa, além de outras instituições envolvidas no tema. 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo