Segurança nas escolas é tema de reunião entre Amunes e Secretaria Estadual de Segurança

Prefeitos apresentaram as demandas da sociedade, as limitações financeiras e de atuação dos municípios e pediram apoio do Governo do Estado

| Assessoria de Comunicação

A diretoria da Amunes reuniu-se nesta terça-feira (11) com o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e sua equipe para tratar de um assunto que tem preocupado a comunidade escolar, os gestores municipais e toda a população, de forma geral: como garantir mais segurança nas escolas.

O presidente da Amunes, Luciano Pingo, e os prefeitos Augusto Astori, Gedson Paulino e Nirrô Emerick, representando os 78 prefeitos e prefeitas, apresentaram as demandas da sociedade, as limitações financeiras e de atuação dos municípios e pediram apoio do Governo do Estado. Os últimos episódios de ataques a escolas no Brasil, e as mensagens e fake news disparadas em redes sociais e aplicativos de mensagem estão aterrorizando pais, alunos e professores, e os gestores estão sendo cobrados para adotar medidas de segurança. 

Os participantes da reunião compartilharam informações sobre quais medidas são sugeridas e quais podem ser mais eficazes: câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, detector de metais na porta das escolas, patrulha escolar, contratação de policiais militares para fazer segurança em cada unidade de ensino, entre outras coisas. 

O secretário de Segurança, coronel Ramalho, destacou que o Governo do Estado vai lançar ainda no mês de abril o Plano de Segurança Escolar, informando mecanismos que estão sendo estudados e/ou adotados em diferentes locais e quais as novidades do governo estadual para ajudar a conter essa onda de violência e auxiliar os municípios. "A medida mais imediatista que vem à nossa cabeça nesse momento é colocar um policial na porta da escola, mas isso não resolve. Escola não é presídio", disse o secretário. 

Na reunião, Ramalho explicou a importância de todos os municípios terem um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para monitorar a segurança na cidade. A  Amunes comprometeu-se a incentivar todos os municípios a implantarem o GGIM. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

 

 

Compartilhar Conteúdo