Espírito Santo é o 1º Estado a ter Plano Estadual de Segurança Escolar

| Assessoria de Comunicação

O Espírito Santo é o 1º Estado a lançar um Plano Estadual de Segurança Escolar! Gestores municipais, deputados estaduais, secretários de governo, entre outras autoridades, acompanharam o lançamento do Plano, coordenado pelas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e Educação (Sedu), no Palácio Anchieta nesta quinta-feira (27).

O Plano é uma resposta do Governo do Estado aos ataques e ameaças às escolas de todo o país, coordenando ações de diversas secretarias e atores envolvidos para implantar ou reforçar ações conjutas que visam dar mais tranquilidade e segurança a todos e prevenir novos ataques. Reúne ações que serão implantadas ou reforçadas nas escolas públicas e privadas do Estado para promover a segurança no sentido mais amplo, com ações preventivas e repressivas contra qualquer ameaça à integridade humana no ambiente escolar.

Diversos prefeitos participaram do evento de lançamento. Dr. Coutinho, prefeito de Aracruz e Diretor da Região Rio Doce, foi o representante da Amunes na solenidade, que lembrou o triste atentado que aconteceu em duas escolas do município no final de 2022.

O Plano se divide em cinco eixos temáticos. O Eixo de Gestão Inovadora compreende soluções relacionadas ao recebimento e à classificação de ocorrências policiais relacionadas à violência no ambiente escolar. O Eixo Ações de inteligência abarca a atuação do sistema de inteligência. Os dados coletados nas plataformas do Ciodes e do Disque-Denúncia 181 são processados, analisados e transformados em conhecimento qualificado, servindo como base para direcionar as ações operacionais integradas e especializadas.

Eixo de Ações Preventivas coordena ações educativas que já existem nas corporações da Segurança Pública e promove novas ações, como, por exemplo, o “Papo de Responsa” da Polícia Civil do Espírito Santo, que leva palestras para as escolas públicas e particulares, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), entre outros. O Eixo de Fortalecimento Operacional prevê mudanças nas estruturas das corporações da Segurança Pública que vão permitir respostas mais eficientes na temática da segurança escolar: para a Polícia Militar será criada a Companhia Independente de Polícia Escolar e para a Polícia Civil, o Núcleo Especializado em Segurança Escolar (NESEs). 

E o Eixo de Ações Pedagógicas e Psicossociais reúne iniciativas da Secretaria da Educação (Sedu), que prevê a expansão da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) com a a ampliação da equipe para 270 psicólogos e assistentes sociais. 

O governador Renato Casagrande ressaltou a complexidade do momento atual que a sociedade está passando, que exige novas atitudes e novas respostas dos poderes. "Todos precisam se envolver para que possamos enfrentar essas ameaças que estão aterrorizando os alunos e toda a população", disse. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo