Amunes é convidada para lançamento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do ES

| Assessoria de Comunicação

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) realizou o lançamento do Planejamento Estratégico 2024-2037 nesta manhã (15), em Vitória, com a participação e palestra do ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Diversas autoridades participaram do encontro e o prefeito de Pancas e vice-presidente da Amunes representou a Associação, ao lado dos prefeitos Kleber Medici, de Santa Teresa, Dr. Coutinho, de Aracruz, Romero Endringer, de Santa Leopoldina, Dorlei Fontão, de Presidente Kennedy, e Wanzete Krüger, de Domingos Martins.


O Planejamento Estratégico do TCE-ES gira em torno de projetar e planejar as ações para os próximos anos respondendo à pergunta: Qual o papel do Tribunal de Contas no futuro?

Em sua apresentação, o ministro Bruno Dantas reforçou a atuação dos tribunais na garantia da qualidade do serviço público e enfatizou que qualquer planejamento estratégico parte da definição de onde nós estamos e onde queremos chegar. Ele citou alguns pontos que, em sua avaliação, não podem ficar de fora do planejamento para os próximos anos: um deles é uma comunicação social bem feita, porque não adianta fazer um bom trabalho e não comunicar para a sociedade. Ele também falou que a atuação dos tribunais de contas nos próximos anos precisa reduzir o consumo de mão de obra, ser eficiente, executar o trabalho de acordo com as agendas dos direitos humanos, da redução da pobreza, equidade de gênero e sustentabilidade. Deixou como alerta para o TCE-ES, assim como para os tribunais de contas dos outros estados, que nas contratações fiquem de olho nessas agendas. 

O presidente Rodrigo Chamoun disse que a atuação do tribunal aperfeiçoa a governança pública e disse como é importante para os municípios o trabalho desenvolvido. 
Exemplificou dizendo que os gestores são notificados de acordo com o Lei de Responsabilidade Fiscal, conseguem ver os indicadores do seu municípios para os próximos anos, conseguem acessar as informações de contratos de todas as PPPs (Parcerias Público-Privadas). "Não há mais espaço para amadorismo na administração pública", disse o presidente do TCE-ES. 

Falou, também, que o Planejamento Estratégico tem 3 focos: gestão fiscal responsável, políticas públicas e negócios governamentais 
"90% dos municípios capixabas têm nota A ou B na qualidade de pagamento, é uma vitória dos municípios, mas vamos atuar em conjunto para que todos tenham nota A. Vamos atuar em consenso com os municípios para desatar o nó que ainda existe nesses 10% dos municípios". 

Rodrigo Chamoun apresentou os avanços do TCE-ES e reuniu todos os seus pares, os conselheiros, para enaltecer o trabalho coletivo realizado nos últimos anos.

Compartilhando do mesmo pensamento da necessidade de definir oportunidades para traçar as estratégias, a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em parceria com o Sebrae, também vai realizar o Planejamento Estratégico Biênio 2023-2025, visando atender com qualidade e eficiência as demandas dos municípios capixabas.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

 

 

Compartilhar Conteúdo