Piso do Magistério é pauta de reunião com a UNDIME

| Assessoria de Comunicação

Piso Nacional do Magistério. Essa foi uma das principais pautas da reunião que aconteceu nessa quinta-feira (18), entre o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, com secretários municipais de educação que fazem parte da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo, a UNDIME. Participaram da reunião os seguintes secretários municipais de Educação: Roberto Telau, Marcelo Lírio, Sayonara Gil, Elânia Sardinha (secretária executiva da Undime), Cristina Lens e Vanderson Valadares. 

Os secretários municipais de educação procuraram entender qual é a orientação e a realidade dos municípios quanto ao pagamento do piso nacional do magistério. O presidente da Amunes disse que a instituição respeita a categoria, acredita na importância da valorização profissiona e que não é contra o piso do magistério, mas que o Piso Nacional, de acordo com o entendimento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Amunes, não tem base jurídica para o pagamento. Na linha do que vem sendo defendido pela CNM, a Amunes destaca que o critério de reajuste anual do piso do magistério tem problemas de fundamento de validade porque está sendo feito por portaria. Além disso, Luciano Pingo destacou a dificuldade financeira dos municípios para cumprir com o pagamento. 

A secretária executiva da Undime, Elânia Sardinha, reforçou a importância de estreitamento de laços entre as duas instituições, uma vez que ambas representam os interesses de todos os municípios capixabas. Outro ponto de atenção abordado na reunião é o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) e o presidente disse que recentemente esteve em reunião no Tribunal de Contas do ES tratando desse assunto.

Na ocasião, Luciano Pingo anunciou que a Amunes criou recentemente uma Diretoria de Educação, cujo diretor é o prefeito de Montanha, André Sampaio, diante das diversas demandas da área e da importância e impacto dos temas para os municípios

Leia mais aqui: Amunes defende legislação e mais recurso do Fundeb para novo piso do magistério

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo