Amunes prestigia lançamento da Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo

| Assessoria de Comunicação

Em parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Estado de Turismo, a Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo) lançou, nessa quarta-feira (14), a Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo (CET-ES), que vai atuar para dinamizar e impulsionar os atrativos turísticos dos municípios e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, por meio cooperação da iniciativa privada, do governo estadual e também dos municípios. A Amunes foi representada no lançamento pela secretária-executiva Christiane Linhalis e pelo diretor administrativo Bruno Carvalho.

O evento contou com a presença de Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário estadual de Turismo Weverson Meireles, além de outras autoridades. Na ocaisão, foram empossados 23 membros da Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo, que tem José Antônio Buffon como secretário-executivo. Todos os membros são representantes dos diversos setores ligados à atividade turística, como eventos, bares, restaurantes e hotéis.

De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. A câmara vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis; vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia. Entre as propostas defendidas pela CET-ES estão a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas, além de obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou a alegria de receber as lideranças do turismo para tratar do assunto, que é de interesse de toda a sociedade. Ele acredita que o Estado precisa de mais divulgação e tem potencial para atrair cada vez mais visitantes. “A mão de Deus foi generosa com nosso Estado, a cultura e a identidade que a nossa população criou, é um conjunto importante para o turismo”.

O secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das instituições para o segmento. “É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo do estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”.

Apresentação da Feira dos Municípios 


Após o lançamento da Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo (CET-ES), no Palácio Anchieta, integrantes da Fecomércio-ES, incluindo o presidente Idalberto Moro, e da CET-ES conheceram com mais detalhes o projeto da Feira, que volta a acontecer este ano, no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro. 

Parte da equipe responsável pela organização da Feira - Aderes, Amunes, Secretarias de Estado do Turismo e de Cultura - realizaram uma apresentação especial aos presentes, contando um pouco da história da feira nas décadas de 80 e 90, e mostrando o que está previsto no projeto para ser realizado este ano. 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

 

 

Compartilhar Conteúdo