Amunes na Estrada realiza primeiro encontro em Baixo Guandu

O prefeito de Baixo Guandu e diretor da região Centro-Oeste, Lastênio Cardoso, foi o anfitrião do encontro

| Assessoria de Comunicação

O município de Baixo Guandu foi a primeira parada do projeto Amunes na Estrada, na última sexta-feira (16). O prefeito de Baixo Guandu e diretor da região Centro-Oeste, Lastênio Cardoso, foi o anfitrião do encontro, que contou com a apresentação do projeto Amunes na Estrada pelo presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.

Participaram do encontro o deputado federal Da Vitória, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, o deputado estadual Dary Pagung, além dos prefeitos Dr. Sidiclei Andrade, de Pancas, que é vice-presidente da Amunes, e Hermínio Hespanhol, de Mantenópolis.

O Governo do Estado também está participando da iniciativa da Amunes para aproximar a Academia de Gestão Municipal (AGM), já em sua segunda edição, dos municípios capixabas. A AGM 2.0 é uma iniciativa voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

O diretor Técnico-Financeiro da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Tufi Faiçal Neto, detalhou aos participantes do encontro em Baixo Guandu como serão realizadas as capacitações da AGM 2.0, que começam já no mês de agosto. As inscrições serão abertas em julho e poderão ser realizadas no site da Esesp.

Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Sandro Locutor, destacou o trabalho que vem sendo feito em parceria com os municípios para estimular uma política pública mais eficiente para o cidadão capixaba.

A programação contou ainda com a palestra “Desenvolvimento Regional Sustentável: tendências do século XXI”, realizada pelo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, que destacou o cenário atual do Espírito Santo e as ações que já estão sendo desenvolvidas para o futuro.

“É sempre importante, quando estamos planejando, almejarmos onde queremos chegar, usando para isso dados e informações relevantes. E essa foi a pergunta feita aos gestores presentes: ‘Qual município você quer construir para o futuro?’. A Academia de Gestão Municipal vem justamente ao encontro da necessidade em ouvir e também compartilhar conhecimento para construirmos juntos o futuro do nosso Estado”, pontuou Pablo Lira.

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, também participou do encontro. Ele abordou a importância da qualificação. “Acredito que a Academia de Gestão só tem uma trilha, que é a de capacitação, de conhecimento pautado em evidências do que está acontecendo no mundo e na nossa vida, seja no município ou nos distritos. Valorizar o território é uma marca muito forte na orientação do governador Renato Casagrande, que pauta o trabalho do Desenvolvimento Regional”, destacou.

Também participaram o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso a Crédito do Sebrae-ES, Eduardo Rodrigo Donatelli Simões, e o gerente de Negócios do Bandes, Jony Reis. 

     

    Informações à Imprensa: 
    Assessoria de Comunicação da Amunes
    (27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
    comunicacao@amunes.org.br

     

     

    Compartilhar Conteúdo