Amunes parabeniza vencedores do Concurso Boas Práticas na Primeira Infância Capixaba

Vencedores foram conhecidos durante Seminário Estadual da Primeira Infância, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social

| Assessoria de Comunicação

Os municípios vencedores do Concurso Boas Práticas na Primeira Infância Capixaba foram conhecidos durante o Seminário Estadual da Primeira Infância, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), nesta terça-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo. 

Os municípios vencedores do concurso realizado em 2022 foram: Nova Venécia, que levou o primeiro lugar, seguido por Água Doce do Norte e Colatina. Os municípios premiados tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas, incentivando a reprodução, a adaptação ou até mesmo, a criação de novas ações em outros territórios do Espírito Santo. 

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, parabenizou os municípios vencedores, de forma especial o prefeito de Nova Venécia, André Fagunes, que esteve presente no Seminário, mas também todas as equipes municipais de assistência social. O objetivo do encontro foi o de promover a troca de experiências e o reconhecimento das boas práticas com foco nas crianças de zero a seis anos, implementadas em diferentes territórios. 

O Governo do Estado lançou, em 2022, o Plano Estadual pela Primeira Infância e colocou o Espírito Santo como um dos primeiros estados do País que tem na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública. A temática tem ganhado centralidade e forte relevância ao redor do mundo, despertando interesse e embasando ações concretas de países, de organizações públicas e privadas, da sociedade civil organizada e de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou do encontro e em sua fala destacou o papel dos municípios na execução da política de assistência social: “O Estado elaborou nosso Plano da Primeira Infância e temos um trabalho transversal no Governo para que possamos ajudar e financiar essas políticas dos municípios. Na hora que a gente investe em melhorias no Cras, Creas, Centro Pop e outros equipamentos, nós estamos dando às famílias um local que sirva de porto seguro. Em relação à Primeira Infância, é nosso interesse que os municípios cuidem dessa área. Com carinho, atenção e os estímulos necessários nos primeiros anos de vida, teremos uma sociedade cada vez melhor.”

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Fiqueira Grillo, lembrou que o Espírito Santo é um estado que se consolida como uma referência no âmbito das políticas públicas voltadas para a primeira infância: “Isso se deve ao apoio integral do governador Renato Casagrande, que compreende a importância crucial que têm as políticas sociais para o bem da coletividade, em especial àquelas que têm como prioridade, nossas crianças”, acrescentou.

Também participaram do encontro a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; o presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo, Valter Herpis Junior; o subsecretário de Estado de Articulação e Políticas Intersetoriais, Ted Conti; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 3227-3077 | (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo