Amunes realiza evento "Município Digital e Transparente"

Foi um momento para reforçar a importância da modernização administrativa e do acesso à informação

| Assessoria de Comunicação

A Amunes realizou, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), e o Espírito Santo em Ação o evento “Município Digital e Transparente”, reunindo dezenas de prefeitos, secretários e lideranças dos setores público e privado. O evento aconteceu nesta terça-feira (15), no Palácio Anchieta. Foi um momento para reforçar a importância da modernização administrativa e do acesso à informação, e apresentar as melhores soluções para que cada município e o Governo do Estado possam investir cada vez mais em transparência e digitalização. 

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, lembrou que o Espírito Santo há alguns anos conquista bons resultados em avaliações de transparência e que os municípios capixabas não ficam atrás, e também têm apresentado boas notas nos rankings da Atricom e da Transparência Capixaba. 

"O Estado do Espírito Santo é destaque nacionalmente no quisito controle das contas, é nota A em Gestão Fiscal, é destaque na Lei de Combate à Corrupção, na Transparência. Os municípios capixabas também estão se destacando nos últimos anos, estão bem colocados no ranking da Atricon como também no ranking da Transparência Capixaba, melhorando a pontuação a cada ano. Isso é resultado do comprometimento de cada prefeito e prefeita e das equipes das câmaras municipais e das controladorias e procuradorias, que trabalham para uma gestão eficiente e transparente. A eficiência do município gera impacto na eficiência do Estado do Espírito Santo", disse Luciano Pingo. 

"Falar sobre governo digital no âmbito municipal não é simples, pois algumas cidades não têm estrutura para sua implantação, mas precisamos caminhar juntos. Importante frisar que a transparência gera economia de recursos e protege os agentes públicos que trabalham de forma séria”, afirmou o governador Renato Casagrande. 

Agradecendo a parceria, destacou, ainda, os trabalhos realizados junto o Fórum de Controladores do Estado do Espírito Santo para garantir gestão mais eficiente e transparente aos municípios. E contou que a Amunes implantou neste ano o projeto "Amunes sem papel", em que todos os processos da instituição agora são feitos de forma virtual. 

Muitos prefeitos participaram do evento: David Mozdzen (Vila Valério), Josemar Fernandes (Atílio Vivacqua), João Paulo Mineti (Venda Nova do Imigrante), Romero Endringer (Santa Leopoldina), Sérgio Fonseca (Jerônimo Monteiro), Antônio Gualhano ( Bom Jesus do Norte), Elieser Rabello (Vargem Alta), Hilário Roepke (Santa Maria de Jetibá), Victor Coelho (Cachoeiro de Itapemirim), Diego Krentz (Ibiraçu), Arnaldinho Borgo (Vila Velha), Paulo Cola (Piúma), Paulo Sérgio Micula (João Neiva) e Wanderson Bueno (Viana). 

Nos painéis, com a presença de especialistas, foram apresentadas ferramentas para elevar o nível de transparência e a oferta de serviços públicos digitais. “É importante que essas oportunidades cheguem para os municípios com melhorias para a governança e transparência. Colaborando para que tenhamos cada vez mais um ambiente de integridade”, comentou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo