Mais Educação é prorrogado até 31 de maio

O programa integra o plano Brasil sem Miséria e contribui para o enfrentamento à pobreza com a oferta de educação em tempo integral.

| Assessoria de Comunicação

O prazo para escolas da rede pública estaduais e municipais aderirem ou confirmarem a permanência no Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, foi prorrogado até 31 de maio. A prorrogação teve por objetivo estimular mais escolas a participarem do Programa. A adesão é realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec), no endereçohttp://simec.mec.gov.br/. O prazo anterior era 30 de abril.

A proposta o programa é oferecer educação em tempo integral para crianças em situação de pobreza, considerando-se a jornada diária de no mínimo sete horas. A proposta do Governo Federal é que pelo menos 15 mil escolas realizem a adesão em 2013 e 60 mil até 2014. No caso das 32 mil escolas que já integram o Mais Educação, a readesão é necessária para que ampliar ou alterar os tipos de atividades escolhidas anteriormente, a fim de que haja ajuste no repasse de recursos.

Mais Educação

Instituído pela Portaria Interministerial nª 17/2007 o Programa Mais Educação oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública, disponibilizando métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica. A iniciativa funciona em regime de colaboração conciliando a atuação de estados, municípios e instituiççes de ensino.

O MEC recomenda que a Educação Integral seja implementada nos estados e municípios com a participação mínima de 100 estudantes por escola, exceto nas escolas em que o número de estudantes inscritos no Censo Escolar, do ano anterior, seja inferior a este número.

As escolas participantes do programa Mais Educação, com todos os estudantes matriculados no regime de tempo integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova Brasil, segundo estudo realizado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Fonte: Portal Federativo

Compartilhar Conteúdo