NOTÍCIAS
Amunes debate nova avaliação fiscal realizada pelo TCE-ES
O motivo da reunião foi o alerta emitido sobre a Capacidade de Pagamento (Capag) dos municípios
| Assessoria de Comunicação

A Amunes e representantes de algumas prefeituras reuniram-se virtualmente nesta terça-feira (14) para trocarem informações e buscarem um entendimento sobre as novas avaliações fiscais divulgadas recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
Participaram da reunião o diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho, os secretário municipais de Fazenda de Ibatiba, Diego Huguinim; de Cachoeiro de Itapemirim, Márcio Guedes; da Serra, Henrique Valentim; a secretária de Governo e Recursos Humanos de Cariacica, Shymenne Castro, e Fernando Tanaka, representando Itapemirim.
O motivo da reunião foi o alerta emitido pelo TCE-ES de que a quantidade de municípios com nota A ou B na Capacidade de Pagamento (CAPAG) caiu de 95% para 64% considerando os dados de setembro de 2023.
“As tratativas foram iniciadas e serão ampliadas com os outros municípios e vamos buscar dialogar com o Tribunal de Contas para garantir um melhor entendimento da população sobre esse tema”, destacou o diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho.
“Reconhecemos o trabalho do Tribunal, mas na avaliação da Secretaria do Tesouro nacional (STN) os municípios estão com um desempenho melhor do que o apresentado pelo TCE-ES, e isso gerou diversas interpretações, principalmente pela população”, destacou o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que preside a Amunes.
A explicação para essa diferença surgiu das discussões e análise do grupo no encontro virtual, considerando que a avaliação da STN é anualmente e o painel do Tribunal conta com informações mensais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo