Diretor da Amunes participa de lançamento de painéis do TCE-ES

Foram lançados os painéis de Saneamento Básico e de Saúde

| Assessoria de Comunicação

Nesta segunda-feira (20), o diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho, acompanhou o lançamento do Painel do Saneamento Básico do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), uma ferramenta inédita que reúne dados sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário das 78 cidades do Estado de acordo com dados extraídos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Além do representante da Amunes e do presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, também estavam presentes o conselheiro Domingos Taufner, o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, o deputado estadual Fabrício Fabrício Gandini, e representantes de instituições estaduais e nacionais, como o Instituto Trata Brasil, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. 

A disponibilização das informações no Painel, de acordo com o presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, vai auxiliar os prefeitos e prefeitas a gerenciar as ações em seus municípios, alocando recursos para o cumprimento das metas. O painel também atende a outros 2 objetivos: ser uma ferramenta de consulta por parte da população, que poderá acompanhar com facilidade as metas e indicadores do seu município; e para aprimorar o trabalho de auditoria e fiscalização.

Painel da Saúde

No último dia 14, aconteceu o lançamento do Painel da Saúde, também com a presença do diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho. 

O Painel mostra como está o cumprimento das metas do Plano Municipal de Saúde de cada município, exibindo o número absoluto e a porcentagem de metas de cada um, e quantas foram atingidas no ano selecionado. A ferramenta foi apresentada ao Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, ao secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, ao superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, entre diversos outros representantes da área. 

O painél é alimentado com informações dos próprios gestores municipais, que podem acompanhar, assim como a população, como estão os indicadores de saúde, se as metas foram atingidas ou não e se estão de acordo com o PPA (Plano Plurianual). 

"Vemos nessa iniciativa a tecnologia sendo uma importante aliada para o plano de gestão dos municípios", disse o diretor da Amunes, Bruno Carvalho. 

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo