Amunes é apoiadora do Reconecta 2023

Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade começa no dia 4 de dezembro

| Assessoria de Comunicação

A Amunes é uma das apoiadoras da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, evento mais conhecido como "Reconecta", que vai acontecer na próxima semana, entre os dias 4 e7 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória.

O evento busca transformar o futuro para torná-lo mais inclusivo e acessível, atuando para que a mudança seja para o mercado de trabalho e que vá além dele, impactando a sociedade na totalidade.

Organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e pela Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), o evento soma esforços junto com outras instituições, entidades, empresas, órgãos públicos, empreendedores e indivíduos que desejam atuar em prol das pessoas com deficiência e reabilitadas. É nesse sentido que a Amunes atua como apoiadora da iniciativa. 

O Reconecta é um evento gratuito, aberto ao público, e vai acontecer entre os dias 4 e 7 de dezembro, das 14h às 19h, em Vitória, com mais de 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade. A programação diversificada do evento inclui palestras, balcão de empregos, exposições artísticas, apresentações culturais, atrações musicais, escola de samba, atividade paradesportiva, oficina de pintura e ornamentação floral, além da participação de influenciadores digitais desse segmento. Também serão oferecidas orientações jurídicas, informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais do INSS, balcão de empregos e orientação profissional. 

A programação do evento e mais informações podem ser encontradas no site: https://reconectaes.com.br/

Segundo a procuradora do Trabalho e vice-titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), “o Reconecta busca criar um espaço totalmente dedicado ao intercâmbio técnico qualificado que estimule a mobilização e a articulação entre os diferentes setores da sociedade em torno da questão da acessibilidade e da inclusão, além da conscientização, difusão e estímulo à concretização dos direitos assegurados das pessoas com deficiência, mormente o direito ao trabalho, por meio do cumprimento da cota legal de contratação das pessoas com deficiência e reabilitadas e da garantia de um ambiente laboral acessível e livre de discriminação, preconceito, assédio e violência”.

A perspectiva de inclusão e oportunidade é compartilhada pelo presidente da Federação das Apaes no estado, Vanderson Gaburo: “Sabemos da importância do evento para ampliar o debate sobre a real inclusão de pessoas com deficiência. E sabemos que eventos como esse levarão uma importante mensagem: pessoas com deficiência não querem a piedade de ninguém, querem oportunidade, com as condições para que possam desenvolver seu potencial. Não devemos ignorar as diferenças, devemos abraçá-las, para que cada um possa ser a sua melhor versão”, comentou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Luiz Anhaia Vasconcelos, as expectativas são elevadas: “Esperamos encontrar um espaço de congregação para aqueles interessados em construir ações que garantam uma vida digna às pessoas com deficiência. O Reconecta se mostra um momento oportuno para encaminhar essas ações, possibilitando a articulação entre entidades públicas e privadas para debater, elaborar e avaliar programas ou projetos voltados ao desenvolvimento contínuo do atendimento às pessoas com deficiência em diversas áreas”.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo