Amunes e Consórcio ProdNorte participam de seminário da OCB/ES

Prefeitos esclareceram o papel e a atuação da Amunes e do Consórcio ProdNorte para o desenvolvimento dos municípios

| Assessoria de Comunicação

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, e o prefeito de Montanha, André Sampaio, que também é presidente do Consórcio ProdNorte, foram convidados para participar do seminário “Cooperativismo e o Poder Público” promovido pelo Sistema OCB/ES no dia 30 de novembro, em Linhares. 

O evento reuniu mais de 50 pessoas, entre prefeitos, vereadores e lideranças de cooperativas da região, com a intenção de fortalecer as relações entre o poder público e o modelo de negócio coop no Norte e Noroeste do Espírito Santo, e para os representantes do poder público conhecerem mais a fundo o coop capixaba e a relevância desse modelo econômico para o desenvolvimento do estado. Entre os presentes estavam o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim; o diretor-executivo, Carlos André Santos de Oliveira; e o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Wellington Vicentini. 

Na ocasião, foi feita uma apresentação pelo presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, e pelo presidente do Consórcio ProdNorte, André Sampaio, para esclarecer o papel e a atuação da Amunes e do Consórcio para o desenvolvimento dos municípios, em interface com o cooperativismo. 

Pingo contextualizou a complexidade da gestão pública, explicou as responsabilidades da Amunes e listou alguns diálogos da associação com instituições parceiras. O prefeito também compartilhou que um dos desafios da Amunes é aproximar mais a gestão pública das coops.

“Vimos os números das cooperativas e já sabemos que os resultados são exitosos. Agora é necessário minar dificuldades que nós temos na administração pública, quebrar os muros que talvez existam entre prefeituras e cooperativas de diferentes ramos e transformarmos isso em oportunidades. Poucos municípios já têm uma lei municipal do cooperativismo. Precisamos dialogar com os prefeitos e tentar avançar ainda mais nessas legislações. Como presidente da Amunes, afirmo que a nossa instituição está aberta para fortalecermos esse diálogo”, garantiu Pingo.

Para que essa aproximação ocorra de forma capilarizada, o presidente da Amunes sugeriu uma contrapartida por parte do Sistema OCB/ES e das coops capixabas: a interiorização dos debates para a construção de parcerias, por meio da realização de eventos e reuniões em mais cidades afastadas de grandes centros, por menores que sejam. O diretor- executivo da organização, Carlos André, acatou a sugestão com o intuito de fortalecer principalmente parcerias que envolvem o fornecimento de merenda escolar, repasse de recursos por coops de crédito e, embora em fase embrionária, as PPPs.

O prefeito André Sampaio, por sua vez, explicou como os consócios funcionam. “No Brasil, os consórcios estão começando a ser utilizados pelos prefeitos, governadores e até no âmbito federal. Eles atuam como organizadores de políticas públicas e de execução de serviços. No caso do Consórcio ProdNorte, trata-se de uma entidade multifinalitária, que discute temas variados para buscar o desenvolvimento das comunidades que representa”, relatou.

Sampaio também enalteceu ações de difusão do conhecimento sobre o cooperativismo que ocorrem nas escolas do município de Montanha. “Começamos a levar esse conteúdo [sobre o coop] lá para a base, nas escolas, onde o aluno começa a ter noção do quanto é importante trabalhar em união, de maneira consorciada e cooperativa. Alunos com seis anos já discutem noções de empreendedorismo. Ações como essa, nós, prefeitos, devemos fomentar”, concluiu.

Na programação do evento, também aconteceu apresentações sobre a força do cooperativismo e a sua contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo, e sobre a importância da Reforma Tributária e seu impacto para o cooperativismo. 

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo