150 anos da Imigração Italiana serão comemorados com eventos no Estado

Governo do Estado lançou calendário oficial das festividades

| Assessoria de Comunicação

A partir de janeiro do próximo ano, o Espírito Santo vai celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no no Brasil e o Governo do Estado lançou, nessa terça-feira (19), na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória, o calendário oficial de 47 eventos e festividades que vão acontecer ao longo do ano em diversos municípios capixabas.

O “Calendário de Eventos da Cultura Italiana” traz uma série de ações que ocorrerão, envolvendo músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontro de lideranças. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado. "Devemos agradecer a esses imigrantes, pois eles também ajudaram a forjar o que é o estado do Espírito Santo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O prefeito de Santa Teresa - município reconhecido como o pioneiro na imigração italiana no Brasil - Kléber Medici, e o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, participaram entusiasmados do lançamento, ao lado do diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho.

Os Correios lançaram em junho deste ano um selo personalizado para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a cidade protagonista nesta data é Santa Teresa,  que com a Lei Federal nº 13.617, de 11 de janeiro de 2017, reconhece oficialmente como a pioneira da imigração italiana no Brasil.

O governador enfatizou também a importância da comemoração do sesquicentenário da imigração italiana. “Nós preservamos a cultura italiana, às vezes, mais do que os próprios italianos. A dança tradicional, por exemplo, é algo bem preservado aqui no Espírito Santo. O ano de 2024 será muito importante para a história não só do Espírito Santo, mas de todo o Brasil. Por isso, é preciso contar e divulgar essa história”. 

 “Vamos celebrar a imigração italiana no Estado e no país. Aqui no Espírito Santo, mais de 40 municípios estarão envolvidos e esperamos que, com estas celebrações, a gente atraia visitantes de todo Brasil e até da Itália para comemorar a data. Essa agenda vai elevar o fluxo turístico, movimentar a economia local e gerar renda para os trabalhadores da cadeia produtiva do turismo”, comentou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, também falou sobre a importância da data para o Estado. “Este é um momento significativo para o Espírito Santo. A chegada dos italianos, trazendo na bagagem inestimáveis contribuições culturais, econômicas e sociais, foi um importante marco histórico e cultural. Ao celebrar os 150 anos da imigração, reconhecemos o valor desse legado que define características expressivas da cultura capixaba”, pontuou.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo