Exposição na Ales celebra 150 anos da imigração italiana

A exposição faz parte das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil – Espirito Santo, e terá obras que mostram o legado de Camata como defensor dos imigrantes italianos no estado.

| Assessoria de Comunicação

O ex-governador e ex-senador Gerson Camata será o homenageado da Exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”, promovida pela Assembleia Legislativa do ES (Ales) e pelo Instituto Sincades, e que será inaugurada nesta quarta-feira (21), às 19 horas, na sede da Ales. 

A exposição faz parte das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil – Espirito Santo, e terá obras que mostram o legado de Camata como defensor dos imigrantes italianos no estado.

A exposição contará com uma viagem visual pela linha do tempo da imigração italiana, que irá destacar os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil. 

Os visitantes serão conduzidos por uma galeria com obras que capturam a essência da vida e do legado de Gerson Camata, politico que sempre defendeu a bandeira do imigrante. Ele foi autor da lei federal 11.687, que celebrou institucionalmente a imigração italiana no da 21 de fevereiro. 

150 anos da Imigração Italiana serão comemorados com eventos no Estado

O Governo do Estado, por meio das Secretarias do Turismo (Setur) e de Cultura (Secult) e do Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), lançou o Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana, em cerimônia realizada na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. Também participam da elaboração do calendário o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e o Comitê dos Italianos no Exterior ES-RJ (Comites).

O “Calendário de Eventos da Cultura Italiana” traz uma série de ações que ocorrerão no decorrer de todo o ano de 2024, comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. As atividades envolvem músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontro de lideranças. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado.

A programação conta com apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes)

Selo comemorativo 

Os Correios lançaram em junho de 2023 um selo personalizado para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a cidade protagonista nesta data é Santa Teresa, que com a Lei Federal nº 13.617, de 11 de janeiro de 2017, reconhece oficialmente como a pioneira da imigração italiana no Brasil.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes

(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo