Prefeito Toninho Gualhano participa do Encontro Busca Ativa Escolar no Espírito Santo

Prefeito é vice-diretor de Educação da Amunes

| Assessoria de Comunicação

A Associação dos Municípios do Espírito Santo foi representada no Encontro "Busca Ativa Escolar" pelo prefeito de Bom Jesus do Norte e vice-diretor de Educação da Amunes, Toninho Gualhano. O evento acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Vitória, reunindo centenas de pessoas representantes de 71 municípios do Estado. 

A abertura do evento foi na manhã desta quarta-feira (13), e reuniu autoridades e representantes da rede que faz e apoia o projeto "Busca Ativa Escolar". Além do prefeito Toninho Gualhano, estavam presentes a oficial de educação do UNICEF no Brasil, Julia Ribeiro; o subsecretário de Estado da Educação, Marcelo Lema Martins; a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo; o ⁠presidente da UNDIME- ES (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Vilmar Lugão; o diretor de sustentabilidade do Instituto EDP, Dominic Schmal; além de Joilda Aquino, representando o Centro Dom José Brandão de Castro, parceiro técnico do UNICEF; Marta Letícia, representando o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (COGEMASES); e Camila Moreira, representando o Ministério Público do Espírito Santo. 

A Busca Ativa Escolar, estratégia do UNICEF e da Undime, em parceria e colaboração com a SEDU-ES, está presente em todos os 78 municípios capixabas, bem como na rede estadual de educação, contribuindo para enfrentar o risco de abandono e a exclusão escolar e permitindo que as crianças e adolescentes do Espírito Santo tenham seu direito à educação garantido.

O objetivo do encontro é promover a assinatura de um pacto envolvendo Estado, municípios e orgãos do Sistema de Garantia de Direitos para o fortalecimento da política e das ações que evitam o abandono e a evesão escolar. Nesses dois dias, as equipes municipais, que envolvem secretários, coordenadores operacionaois e outros, vão participar de formação sobre a metodologia e a ferramenta tecnológica do programa. 

O prefeito Toninho Gualhano disse que o programa representa um compromisso do estado e dos municípios com a educação e que enquanto existir uma criança ou adolescente fora da escola a rede não pode descansar. Parabenizou todos os secretários de educação dos municípios pela participação e pela articulação das equipes em cada cidade, por se envolverem com a causa. 

O subsecretário de Estado da Educação, Marcelo Lema Martins, que representou o secretário Vitor de Angelo no encontro, destacou que o Estado implantou o agente de integração escolar, profissional participante da comunidade que ajuda a identificar crianças que não frequentam as aulas e atuam junto às famílias. Marcelo afirmou que essa iniciativa pode ser implantada também nos municípios, pois tem apresentado bons resultados 

 

 

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes

(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo