CONDOESTE apresenta atuação em resíduos sólidos para CNM

Atualmente, 22 municípios consorciados realizam a disposição final na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Colatina.

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 22/03/2024.

O Consórcio Público para o Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Estado do Espírito Santo (Condoeste) apresentou para representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) as ações que realiza para auxiliar os municípios consorciados na disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. A apresentação aconteceu durante reunião virtual, no dia 7 de março. 

Atualmente, 22 municípios consorciados realizam a disposição final na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Colatina, apenas para resíduos de serviços de saúde (RSS). Entretanto, o Condoeste já possui um aterro sanitário para atender os municípios consorciados, necessitando apenas das licenças ambientais. A superintendente do Condoeste, Patrícia Rodrigues, informou que esta etapa está em fase de licitação e prevê a construção de quatro unidades de transbordo, que vão servir para prestar os serviços de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos estimados em 300 toneladas por ano.

Outro diferencial é que o Estado também está como consorciado ao Condoeste, já que a formação do consórcio foi fruto de uma iniciativa em dividir o Estado em cinco grandes consórcios públicos com o foco principal no encerramento dos lixões. Outro ponto de destaque entre a parceria entre o Estado e o consórcio foi que os estudos para a construção do aterro sanitário e das unidades de transbordo foram feitas pelo Estado.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes

(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo