Realizado em Cachoeiro 1º seminário sobre Fiscalização e Licitações de Obras Públicas

Evento é realizado pela Amunes, Mútua-ES e Crea-ES

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 05/06/2024.

Foi realizado, em Cachoeiro de Itapemirim, na última terça-feira (04), o 1º Seminário de Fiscalização e Licitações de Obras Públicas, uma iniciativa da Amunes, em parceria com o CREA-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo) e a Mútua-ES, a Caixa de Assistência dos profissionais do CREA-ES. 

Luciano Pingo, presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, participou da abertura do encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, principalmente dos municípios da região sul do Estado. 

“Esse evento faz parte do programa ‘Capacita Amunes’, uma iniciativa da associação que, junto a parceiros, promove eventos e cursos de qualificação para os agentes e gestores públicos”, disse o presidente da Amunes. “O Governo do Espírito Santo investe em infraestrutura nos 78 municípios, que executam as obras, e precisamos ter equipes capacitadas e preparadas para executar com eficiência os projetos. Por isso a importância desse evento”, completou Luciano Pingo. 

A abertura do seminário também contou com participação de Fillipe Machado, diretor-geral da Mútua-ES, e Gilson Tófano, inspetor de Cachoeiro de Itapemirim representando o CREA-ES. 

Com a participação de grandes especialistas, profissionais atuantes nas administrações públicas municipais e técnicos das áreas de engenharia, o seminário tem o objetivo de promover atualizações sobre os processos e etapas que envolvem fiscalização e licitações de obras públicas.

O advogado especialista em licitação, Dr. Vinícius Bezerra Pereira, abordou os aspectos legais e o papel do controlador nas licitações de obras públicas, destacando a importância do controle interno e externo. 

Uma mesa redonda apresentando os cases de sucesso em obras públicas de diferentes municípios do nosso estado contou com as presenças do secretário executivo de Obras, Saneamento e Serviços Urbanos do município de Alegre, Rafael Nicácio, do secretário executivo de Obras de Cachoeiro de Itapemirim, Rodrigo Bolelli,  e do engenheiro do município de Alegre, Rodrigo Pinheiro. 

A segunda mesa redonda reuniu especialistas convidados apresentando o tema “inovação e tecnologia na fiscalização de obras”. Participaram Rodrigo Pinheiro e Rafael Nicácio, o engenheiro de Venda Nova do Imigrante, Eduardo Botacim, além de Katia Galon, do município de Alegre. 

Finalizando a programação, a engenheira Gisele Costa apresentou como identificar e gerenciar riscos em obras públicas, mitigar problemas e a importância da aplicação de melhores práticas. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo