Amunes participa de reunião que debate Violência Escolar

Reunião foi realizada no Ministério Público do ES

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 06/06/2024.

Na manhã desta quarta-feira (05), a secretária executiva, Christiane Linhalis, e o diretor administrativo da Amunes, Bruno Carvalho, tiveram agenda no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Eles foram convidados e participaram de reunião de alinhamento e diálogo com o tema “Violência Escolar, Saúde Mental e ações conjuntas”. 

O MPES, por meio do Centro de Apoio Operacional das Políticas de Educação (CAOPE) do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU) e da 4ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Vitória, reuniu representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), da Secretaria de Educação (Sedu), da Secretaria de Saúde (Sesa), dos municípios,  entre outros, para discutirem sobre os casos reais de violência e de ameaças dentro do ambiente escolar, considerando episódios que já aconteceram, como na escola de Aracruz, em novembro de 2022, e os casos que podem estar na iminência de acontecer, a partir de relatos dos profissionais envolvidos e monitoramento por parte das equipes de Segurança Escolar. 

Os representantes das instituições convidados apresentaram fatos que encontram nas unidades de ensino do Espírito Santo, como situações de bullyng e falta de apoio e estrutura familiar, que ajudam a potencializar situações de ameaça, conflitos e de violência escolar. Fora das escolas, os problemas se repetem em unidades de acolhimento, por exemplo, com crianças e jovens com transtornos mentais, como autismo, vítimas de bullyng e ciberbullyng. 

A promotora de Justiça, Maria Cristina Rocha Pimentel, dirigente do CAOPE, destacou a necessidade de propostas de proteção para as escolas estaduais, municipais e da rede privada. Será montado um Grupo de Trabalho para pensar e planejar estratégias para evitar casos de violência escolar. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo