Ministério Público do ES integra grupo de trabalho sobre Educação Especial

Reunião com o procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, aconteceu na terça (18)

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 19/06/2024.

O grupo de trabalho formado pela Amunes, Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) e Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para tratar da oferta e do efetivo atendimento da Educação Especial no Espírito Santo ganhou o importante reforço do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Na última semana, a Amunes assumiu um papel central na articulação e elaboração de estratégias para entender o cenário atual e enfrentar os principais desafios da Educação Especial no Espírito Santo, realizando um encontro na Assembleia Legislativa com membros do TCE-ES, quando deram início a um esforço conjunto para promover políticas eficazes de educação especial. Veja mais aqui: Amunes lidera articulação sobre Educação Especial

Nessa terça (18), o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, o conselheiro Sérgio Aboudib, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Dary Pagung, estiveram reunidos com o procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, e com o promotor Bruno Guimarães solicitando apoio à iniciativa que busca equilibrar o significativo aumento da demanda por educação especial, a garantia do direito previsto em lei, com a falta de profissionais qualificados. Também estiveram presentes a secretária executiva da Amunes, Christiane Linhalis, o supervisor da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Leonardo Rocha, além do secretário de Comunicação do TCE-ES, Rodrigo Sant’Ana.

O conselheiro Sérgio Aboudib e o deputado Dary Pagung apresentaram a motivação da articulação, uma vez que aumentou consideravelmente nos últimos anos o número de crianças e adolescentes com necessidade de educação especial e que o atendimento adequado é garantido por lei. O prefeito Luciano Pingo apresentou, também, as dificuldades enfrentadas pelas administrações públicas que querem cumprir a legislação, mas, por vezes, enfrentam dificuldades de contratação de profissionais capacitados. 

O MPES garantiu apoio com a participação dos promotores e procuradores da área da saúde para integrar a iniciativa.

Considerando que a integração entre as instituições é fundamental para construir estratégias e soluções, também foi convidado para participar das discussões e apoiar a iniciativa o Conselho Regional de Medicina (CRM).  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo