Amunes completa 52 anos em defesa do municipalismo

Associação comemora aniversário nesta segunda, 15 de julho

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

Nesta segunda-feira, 15 de julho, a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) completa 52 anos de atuação em defesa do municipalismo. Cada vez mais forte, a instituição, que tem a adesão de todos os 78 municípios do Estado, atua na defesa dos interesses dos entes federados a nível de Estado e a nível nacional. 

Criada em 15 de julho de 1972, a Amunes nasceu como Associação Capixaba dos Municípios (ACM), com o propósito de organizar os municípios para defesa dos interesses comuns, para tornar as administrações municipais mais ágeis, fazer debates constantes entre os prefeitos e solucionar problemas em diversas áreas. No princípio, era grande a carência de representatividade e união por parte dos municípios, e a força natural da representação municipal da Associação fez com que mudanças legislativas acontecessem como resultado de discussões com o Governo Estadual e Federal. 

A participação ativa dos municípios provocou mudanças benéficas a eles dando legitimidade para que a Associação permanecesse forte em seu propósito de reconstruções econômicas, administrativas e política. As diretorias da Amunes têm trabalhado em sintonia com os prefeitos e as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais têm feito com que a Associação seja a voz da municipalidade junto aos governos. 

Com o passar dos anos e com as contribuições de todos os presidentes e membros da diretoria, a Amunes foi se fortalecendo, ganhando mais representatividade e espaço para diálogos e articulação junto aos governos e demais poderes, como Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Bancada Federal Capixaba, entre outros. 

Além de lutar por causas municipalistas, a associação também é incansável na promoção das melhores práticas e no aperfeiçoamento do serviço público. Com frequência, por meio de parcerias, promove cursos, palestras e capacitações sobre diversos temas importantes para a administração municipal. 

“Estou como presidente da Amunes nesta gestão, e é uma satisfação continuar o legado e o trabalho de tantas pessoas que me antecederam e tanto fizeram pelos municípios. Todos os presidentes deram a sua contribuição, cada um à sua maneira e no seu tempo, mas todos com o propósito de união e fortalecimento de cada uma das cidades capixabas. Quero agradecer todos os prefeitos e prefeitos. Ser gestor não é fácil, são muitas as dificuldades e responsabilidades atribuídas aos municípios, muitas vezes sem recursos, mas fazemos sempre o melhor para a população em nossos municípios e, juntos, como Associação dos Municípios do Espírito Santo”, disse o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo. 

“Parabéns e vida longa à Amunes”, completou Luciano Pingo. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo