Notícias
Saneamento Básico é tema de Assembleia da Amunes
Objetivo foi apresentar as discussões realizadas pela associação no que diz respeito ao Saneamento Básico no Espírito Santo
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
Uma das pautas prioritárias da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Amunes, que aconteceu nesta semana, foi compartilhar com todos os presentes no encontro, especialmente os prefeitos e vice-prefeitos, os trabalhos e discussões realizadas pela associação no que diz respeito ao Saneamento Básico no Espírito Santo. Veja mais pautas da AGE clicando aqui.
O prefeito de Vargem Alta e diretor da Região Central Sul da Amunes, Elieser Rabello, que é a pessoa responsável por articular esse assunto na Amunes, lembrou aos participantes da AGE os prazos para garantir a universalização do serviço de água e esgoto de acordo com o Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico. Junto com o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, Elieser informou também dos prazos estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) de que até 31 de dezembro de 2024 os municípios precisam definir seus planos de Saneamento Básico. A Amunes, por sua vez, sugere que nesse prazo os municípios apresentem o cronograma do plano, considerando aqueles que ainda não fizeram seus planos.
Os representantes da Amunes falaram sobre a realidade do Espírito Santo, em que nove municípios ainda não têm agência para regular os serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto, e que a maioria das cidades não tem agência para regular resíduos sólidos.
O presidente da Amunes disse, também, que não existe um diagnóstico com informações dos municípios sobre a questão dos resíduos sólidos e que seria viável, até o final do ano, a realização desse diagnóstico por parte das agências reguladoras para subsidiar a contratação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo