O desafio de ser GRANDE

Municípios da Grande Vitória têm dificuldades para conviver com o crescimento

| Assessoria de Comunicação

O Presidente da Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim destacou que se sensibiliza com os problemas enfrentados por Vila Velha e Cariacica, contudo citou que para que os municípios consigam recuperar a saúde financeira, uma das saídas é incentivar o desenvolvimento econômico, principalmente a atraindo empresas e investidores.

Perim ainda fez um alerta para os dois municípios. Para ele, alguns municípios da Grande Vitória estão perdendo espaço como região de influência do Estado, principalmente para a região Norte, que tem atraído mais empresas.

“Somos solidários com as dificuldades dos dois municípios. Entendemos que a receita per capita está abaixo do que nós, administradores, esperamos. A expectativas é que os prefeitos consigam melhorar as condiççes socioeconômicas, principalmente atraindo novas empresas, capazes de gerar impostos”, disse.

PROPORÇÃO

Outro ponto destacado por Perim é que apesar de serem dois municípios grandes em território e com um a população numericamente expressivas juntas, Vila Velha e Cariacica têm cerca de 777 mil habitantes – as cidades são consideradas municípios dormitórios. 

“Vila Velha e Cariacica têm característica de serem da região metropolitana, possuem indústrias, mas passam a serem cidades-dormitórios. A população é grande, mas trabalha em outros municípios, Com isso a única renda que o município tem é o IPTU, o que faz com que fique com o orçamento limitado”, frisou.

Os municípios de Vila Velha e Cariacica ocupam as duas últimas posiççes em renda per capita do Estado.

Fonte: A TRIBUNA

O PAPEL DA AMUNES

A Amunes, através de sua diretoria, vem se esforçando no sentido de discutir e buscar soluççes para a queda brutal de receita, ocorrida com o fim do Fundap e com a diminuição dos repasses federais, em função dos incentivos econômicos oferecidos pelo Governo Federal para setores, como o automobilístico, que impactam diretamente no FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O pleito dos municípios capixabas vem repercutindo nas constantes reuniçes com o Governo do Estado, considerado um parceiro nesses momentos e, em nível federal, na Marcha à Brasília, organizada anualmente.  

Compartilhar Conteúdo