MPES promove Simpósio e ciclo de debates sobre Educação Especial

Amunes participa de articulação sobre Educação Especial no ES junto a outros poderes

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizará, na próxima segunda-feira, 23, o Simpósio e ciclo de debates sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva do MPES. 

O evento será presencial e acontecerá no auditório da PGJ, na Enseada do Suá, em Vitória, com carga horária de 8 horas. Os interessados podem se inscrever pelo site: ceafcursos.mpes.mp.br

O simpósio visa promover e ampliar debates à luz da legislação vigente sobre a educação especial, com enfoque na inclusão social de pessoas com deficiência, além de discutir os desafios enfrentados na rede pública em relação ao atendimento educacional especializado. 

O evento é voltado para membros, servidores e estagiários do MPES, gestores, docentes, familiares e demais interessados no tema da educação inclusiva.

Amunes participa de articulação sobre Educação Especial no ES 

A Amunes assumiu um papel importante na articulação e elaboração de estratégias para, diante do cenário atual, enfrentar os principais desafios da Educação Especial no Espírito Santo. Junto com membros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), especialmente o conselheiro Sérgio Aboudib, o deputado estadual Dary Pagung, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público (MPES), Francisco Berdeal e sua equipe técnica, o Conselho Regional de Medicina (CRM), representado pelo seu presidente, Fernando Avelar Tonelli, e o Governo do Espírito Santo, a Amunes tem participado de constantes reuniões onde os atores envolvidos buscam balancear a demanda por educação especial, que aumentou consideravelmente nos últimos anos, com as dificuldades colocadas, com o único objetivo de garantir o direito previsto por lei para quem mais precisa.

A realidade apresentada pelos municípios e pelo Estado indica que há uma grande demanda para atendimentos com médicos especialistas na rede de saúde, além da necessidade de levantamento do número preciso de laudos. Já na área da educação, há a dificuldade de contratação de profissionais para atuar na Educação Especial, as limitações orçamentárias dos municípios para atendimento do grande número de alunos com necessidades especiais, além dos casos de judicialização pelas famílias em desalinho com as orientações pedagógicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo