Outubro Rosa completa 15 anos no ES

Abertura oficial aconteceu nesta terça-feira, 1º/10, no Palácio Anchieta

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

Com o slogan “Conhecimento que protege. Cuidado que faz viver”, o movimento Outubro Rosa 2024 foi oficialmente aberto no Espírito Santo, em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta. O secretário executivo da Amunes, Bruno Carvalho, prestigiou o evento. 

A proposta do slogan é reforçar a importância do conhecimento para o tratamento médico e o cuidado com a saúde integral do paciente. O câncer de mama tem cura e as chances são de mais de 90% para os casos detectados e tratados precocemente.

A abertura do Outubro Rosa foi marcada por apresentação artística criada voluntariamente por Marcelo Lages, proporcionando, como nos anos últimos anos, um verdadeiro espetáculo de abertura do movimento no Espírito Santo.

Durante todo o mês de outubro, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, realizará ações que variam entre palestras, orientações e atividades voltadas para a saúde. São atividades que envolvem a iniciativa pública e privada, bem como comunidades ciganas, quilombolas, de pescadores e grupos que reúnem a população LGBTQIA+. Todos são importantes e acolhidos pela Afecc.

Previsão de novos casos para o Brasil e ES
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que serão diagnosticados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano de 2024. Desse total, 900 casos estão previstos para o Espírito Santo, sendo 120 somente na cidade de Vitória.

O movimento no ES
O movimento Outubro Rosa no Espírito Santo é organizado e coordenado pela Afecc. Devido a sua importância em alertar para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer, o Outubro Rosa tornou-se um Projeto Social da Afecc.

Em 2010, a Afecc trouxe o Outubro Rosa para o território capixaba e, desde então, a cada ano é lançado oficialmente o movimento no Estado, deixando as cidades capixabas ainda mais charmosas com seus monumentos, prédios, estabelecimentos comerciais e residenciais iluminados na cor rosa.

O Projeto Social Afecc Outubro Rosa, além de levar orientação e educação em saúde para a população, arrecada recursos para utilizar em suas atividades voltadas aos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita. Todo paciente que necessita de ajuda para dar continuidade ao tratamento oncológico após a alta hospitalar é inserido no projeto que atende suas necessidades sociais.

Movimento internacional 
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram a essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Espírito Santo, desde 2010, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer começaram a ser realizadas pela Afecc, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa Afecc Outubro Rosa, cuja estampa é criada por artistas que abraçam a causa e doam seu trabalho para o movimento. Neste ano, a estampa da camisa é de autoria da aquarelista Luiza Roos, cuja criação foi feita e doada para o movimento.

Além da camisa, inúmeros produtos alusivos ao Outubro Rosa, com preços bem acessíveis, são colocados na Loja Afecc Outubro Rosa e no Bazar da Afecc. Tudo em prol da saúde da população.

Saiba mais em: afecc.org.br
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo