NOTÍCIAS
Outubro Rosa: Sesa reforça campanha de prevenção ao câncer de mama
Veja quais os hospitais qualificados para a realização do tratamento de câncer de mama no ES
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

Outubro é o mês especial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) conhecida como “Outubro Rosa”. A Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a relevância do cuidado com a saúde da mulher, salientando que a campanha tem como objetivo alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer feminino, que afeta milhões de mulheres em todo o Brasil e no mundo.
Cuidar da saúde feminina é um investimento no bem-estar das famílias. A conscientização, o autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos é fundamental para a identificação de possíveis alterações no corpo, garantindo um diagnóstico precoce de vários tipos de doenças e também do câncer. Entre os fatores de risco relacionados ao câncer estão a obesidade, o tabagismo e incluem também os maus hábitos alimentares (elevada prevalência de consumo de alimentos ultraprocessados).
A referência técnica da Saúde da Mulher da Sesa, Raquel Azevedo, destaca a importância dos exames de rastreamento: “A realização do preventivo e da mamografia é crucial para a mulher de 50 a 69 anos de idade, a cada dois anos. Esses exames são ferramentas valiosas para detectar sinais precoces de alterações que podem indicar câncer, aumentando as chances de tratamento eficaz e cura.”
O câncer de mama representa um grave problema de saúde pública no Brasil e vem sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O câncer de mama provoca não apenas alterações físicas, mas também afeta significativamente o estado emocional, social e psicológico das pacientes, prejudicando a qualidade de vida e a recuperação.
Em geral, os sinais e sintomas do câncer de mama podem incluir desde nódulos ou massas palpáveis nas mamas ou axilas; mudanças no tamanho ou formato das mamas, alterações na pele como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, até a secreção anormal dos mamilos. O tratamento do câncer de mama pode variar conforme o estágio e as características do tumor, e podem incluir a cirurgia com a remoção do tumor, nódulo ou mama, o uso da radioterapia como forma de eliminação das células cancerígenas, a quimioterapia e a terapia hormonal, utilizada em casos onde o câncer é sensível a hormônios.
Uma das principais medidas de saúde pública para a detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento por mamografia. No Espírito Santo, as mulheres têm acesso a esse exame começando pela Atenção Primária na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde, durante a consulta, o médico da família solicita o procedimento. Após a obtenção do resultado, caso necessário, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência, onde receberá o tratamento adequado.
Hospitais
O Espírito Santo conta com hospitais qualificados para a realização do tratamento de câncer de mama. Entre eles estão:
- Hospital classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON);
- Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS);
- Hospitais classificados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON);
- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS;
- Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);
- Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Emescam;
- Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, vinculada à instituição de ensino Univix;
- Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS;
- Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS;
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Compartilhar Conteúdo