Sedurb abre consulta pública sobre a nova política Estadual de Saneamento Básico

Prazo para consulta pública vai até o dia 18 de novembro de 2024

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informa que está aberto o período da consulta pública sobre o anteprojeto da atualização da Lei Estadual de Saneamento Básico (Lei Nº 9096/2008). A contribuição da população pode ser dada até o próximo dia 18 de novembro de 2024. Para envio de formulário automatizado, acesse: https://eflow.es.gov.br/flow-definition/1f489a0c-6bd4-9fbd-8fa7-68c044ba904b

A audiência pública sobre o anteprojeto será realizada na próxima quarta-feira, dia 06 de novembro, às 15 horas, no auditório da Findes, em Vitória. 

Em 2020, a instituição da Lei Federal nº 14.026 alterou o marco regulatório do setor de saneamento, a Lei nº 11.445/2007, introduzindo diversas reformas, bem como revisou outras legislações relacionadas.

Em decorrência, os estados receberam incumbências importantes, com destaque para estabelecerem e promoverem a prestação regionalizada com vistas à geração de ganhos de escala e da viabilidade técnica e econômico-financeira dos serviços, tendo então o Espírito Santo criado a Microrregião de Águas e Esgoto (Lei Complementar Nº 968/2021) e quatro Unidades Regionais de Gestão de Resíduos Sólidos (Lei Nº 11.332/2021).

“A construção do anteprojeto de lei que propõe a nova Política Estadual de Saneamento Básico teve início em junho de 2023 com realização de pesquisas e análises sobre as leis estaduais de saneamento básico, e sobre o arcabouço legal setorial do Estado do Espírito Santo. Em seguida, foi realizada uma sequência de entrevistas com gestores estratégicos e demais atores que têm atividades relacionadas direta e indiretamente com o saneamento básico no Espírito Santo. As entrevistas foram realizadas com 39 representantes de 21 instituições, e foram conduzidas por pesquisadores da FESPSP”, explicou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

No dia 19 de setembro de 2023 foi realizada uma Oficina de Trabalho para discussão e coleta de sugestões para revisão da Política Estadual de Saneamento Básico. Ao todo, participaram 28 representantes de 12 instituições.

A atualização do Marco legal gerou também a necessidade de revisão das Políticas Públicas Estaduais de Saneamento Básico para torná-las compatíveis com o novo ordenamento jurídico nacional. Assim, a atualização da Lei Estadual de Saneamento Básico (Lei Nº 9096/2008) tornou-se prioritária para o Governo do Estado do Espírito Santo, que adotou providências imediatas e contratou, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb),  a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), dando início ao processo de estudos e trabalhos que resultaram no anteprojeto de lei que agora está submetido à consulta pública até o dia 18 de novembro de 2024, com a realização da correspondente audiência pública no dia 06 de novembro.

“O Estado tem avançado em diversos projetos e ações para melhorar o saneamento, mas ainda enfrenta desafios, principalmente em áreas mais vulneráveis. A busca por soluções sustentáveis e eficientes continua sendo uma prioridade para garantir a saúde e o bem-estar da população capixaba”, pontuou o secretário.

O anteprojeto de lei busca garantir o acesso universal aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário com tratamento, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais urbanas.

A proposta é inclusiva, abrangendo áreas urbanas e rurais, alcançando então povos e comunidades tradicionais, núcleos urbanos informais consolidados e áreas remotas, com foco também em medidas estruturais e estruturantes.

O anteprojeto prevê ainda a elaboração do Plano Estadual de Águas e Esgoto, e o estabelecimento do Sistema de Informações de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo, instrumentos essenciais ao planejamento dos programas, projetos e ações necessários ao alcance e manutenção da universalização dos serviços no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
Telefone: (27) 3636-5002 / (27) 99661-7588
E-mail: fernanda.magalhaes@sedurb.es.gov.br
 

 

Compartilhar Conteúdo