Presidente da Amunes Luciano Pingo recebe lideranças para discussão do Plano ES 500 Anos

Amunes participa da construção do Plano ES 500 Anos, que traçará uma visão de desenvolvimento para o Espírito Santo até 2035 com a contribuição de diversos setores da sociedade capixaba

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, recebeu nesta segunda-feira (4) importantes lideranças do Estado para debater a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento "ES 500 Anos". Estiveram presentes o secretário de Estado de Economia e Planejamento (Sep), Álvaro Duboc; o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina; e o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.

A reunião também contou com a participação do secretário executivo da Amunes, Bruno Carvalho; da subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da Sep, Andressa Rodrigues Pavão; do superintendente do Espírito Santo em Ação, Luciano Gollner; além de técnicos da Sep. O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias para a criação do plano que vislumbra o futuro do Estado até 2035.

Construção do Plano ES 500 Anos
O Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será uma construção fruto da inteligência coletiva capixaba. Dessa forma, as atividades de elaboração do plano contarão com a participação dos governos Estadual e municipais, e dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada, além de demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos, e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.

O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. Para isso, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou uma análise situacional do ES 2030. O estudo apontou o cenário encontrado na ocasião de elaboração do plano, os fatores limitadores ou impulsionadores, além dos avanços, desafios superados e novos desafios mapeados.

O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo do Estado e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, em colaboração com todos os setores da sociedade capixaba.

Mais informações sobre o Plano ES 500 Anos também estão disponíveis no site: www.es500anos.com.br  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo