NOTÍCIAS
Presidente da Amunes Luciano Pingo recebe lideranças para discussão do Plano ES 500 Anos
Amunes participa da construção do Plano ES 500 Anos, que traçará uma visão de desenvolvimento para o Espírito Santo até 2035 com a contribuição de diversos setores da sociedade capixaba
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, recebeu nesta segunda-feira (4) importantes lideranças do Estado para debater a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento "ES 500 Anos". Estiveram presentes o secretário de Estado de Economia e Planejamento (Sep), Álvaro Duboc; o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina; e o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.
A reunião também contou com a participação do secretário executivo da Amunes, Bruno Carvalho; da subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da Sep, Andressa Rodrigues Pavão; do superintendente do Espírito Santo em Ação, Luciano Gollner; além de técnicos da Sep. O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias para a criação do plano que vislumbra o futuro do Estado até 2035.
Construção do Plano ES 500 Anos
O Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será uma construção fruto da inteligência coletiva capixaba. Dessa forma, as atividades de elaboração do plano contarão com a participação dos governos Estadual e municipais, e dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada, além de demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos, e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.
O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. Para isso, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou uma análise situacional do ES 2030. O estudo apontou o cenário encontrado na ocasião de elaboração do plano, os fatores limitadores ou impulsionadores, além dos avanços, desafios superados e novos desafios mapeados.
O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo do Estado e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, em colaboração com todos os setores da sociedade capixaba.
Mais informações sobre o Plano ES 500 Anos também estão disponíveis no site: www.es500anos.com.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo