Espírito Santo é destaque nacional na restauração de áreas verdes

Estado é o terceiro que mais restaurou áreas verdes no Brasil; Aracruz e Montanha estão entre os dez municípios que mais se destacaram na recuperação florestal

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O Espírito Santo consolidou sua posição como referência em sustentabilidade ambiental, alcançando o terceiro lugar no ranking nacional de restauração de áreas verdes nos últimos três anos. O levantamento, realizado pelo Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR), da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, revela que o Estado recuperou 27,55 mil hectares de áreas verdes entre 2021 e setembro de 2024.

O Espírito Santo ficou atrás apenas de São Paulo, que lidera com 37,53 mil hectares restaurados, e de Minas Gerais, com 30,55 mil hectares. Além disso, os municípios capixabas de Aracruz e Montanha destacaram-se nacionalmente, figurando entre os dez principais municípios do Brasil em recuperação florestal, com 2,08 mil hectares restaurados cada.

Desde o lançamento da plataforma do Observatório, em 2021, o Brasil avançou significativamente nos esforços de restauração ambiental. Naquele ano, o país somava 79 mil hectares restaurados. Hoje, esse número já ultrapassa 150 mil hectares em processo de recuperação, um marco importante para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.

O Observatório da Restauração e Reflorestamento conta com um comitê gestor formado por organizações de renome, como Coalizão Brasil, WWF, WRI Brasil, Imazon e The Nature Conservancy, que atuam de forma integrada para promover ações sustentáveis e monitorar o avanço da recuperação ambiental em todo o país.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo