Amunes fomenta adesão de municípios a convênios para qualificação de pessoas em situação de rua

Durante a reunião, foram apresentados os detalhes dos convênios e as possibilidades de articulação entre as prefeituras e o sistema S para a implementação de cursos e oficinas

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) promoveu, nesta terça-feira (15), uma reunião virtual com representantes de prefeituras capixabas e instituições parceiras com o objetivo de fomentar a adesão aos convênios firmados com o Senai/ES e o Senac/ES. Os acordos têm como finalidade oferecer serviços de qualificação profissional para pessoas em situação de rua nos municípios do Espírito Santo.

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo da Amunes, Bruno Carvalho, que representou o presidente da instituição, Lubiana Barrigueira. Participaram da primeira reunião representantes de municípios como Vitória, Vila Velha e Viana, além da promotora de Justiça e coordenadora do Gaesfo do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Graziela Argenta. Na segunda reunião foi a vez dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Colatina, Linhares, Cachoeiro, Anchieta, Santa Teresa e Aracruz receberem as informações.

Durante a reunião, foram apresentados os detalhes dos convênios e as possibilidades de articulação entre as prefeituras e o sistema S para a implementação de cursos e oficinas voltados à promoção da inclusão produtiva e social das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Bruno Carvalho destacou a importância da iniciativa e o papel da Amunes nesse processo de mobilização. “Esses convênios representam uma oportunidade real de transformação social. A capacitação é um caminho para a autonomia e a dignidade. A Amunes atua como facilitadora, incentivando e apoiando os municípios a aderirem e implementarem ações que tragam resultados concretos para essa população tão vulnerável”, afirmou.

A promotora Graziela Argenta reforçou o compromisso do Ministério Público em acompanhar e apoiar a execução das ações nos municípios, buscando garantir o acesso efetivo aos direitos básicos e à cidadania.

A expectativa da Amunes é de que, com a adesão dos municípios, seja possível ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, promovendo capacitação, empregabilidade e reinserção social, com o suporte técnico do Senai e do Senac.

* Amunes assina termo de cooperação com MPES para oferecer cursos de qualificação a pessoas em situação de rua
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo