Equipe do Ranking Capixaba de Transparência termina avaliação dos municípios

A partir do dia 28 de julho, os municípios receberão os resultados preliminares

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A equipe de avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública encerrou a primeira fase preliminar de avaliação dos municípios. Os 98 avaliadores coletaram dados dos portais de notícias dos 78 municípios do Espírito Santo em 3 dimensões: Geral, Saúde e Adaptação Climática.

Desde o dia 2 de junho, foram analisados, no total, 122 critérios de cada município e realizadas 468 avaliações para as 3 dimensões analisadas. Nas próximas semanas, o material será organizado para envio às prefeituras municipais. A partir do dia 28 de julho, os municípios receberão os resultados preliminares que representa o olhar da sociedade e terão até o dia 24 de agosto para informar onde se encontram as informações que não foram encontradas nos portais de transparência e sites das prefeituras municipais. O resultado final da avaliação será divulgado em evento no dia 07 de outubro.

O Espírito Santo em Ação é parceiro da Transparência Capixaba para a realização do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O Ranking avalia portais e redes sociais das prefeituras do Espírito Santo a partir da metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública – ITGP, desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil e com apoio financeiro da União Europeia. A equipe que avalia os portais das prefeituras é formada, em sua maioria, por estudantes de instituições de Ensino Superior parceiras. 

“Mais um ano estamos realizando o monitoramento dos níveis de transparência e governança de todos os municípios do Espírito Santo e contando com o apoio mais uma vez dos universitários, estudantes de universidades parceiras e comprometidos nesta transformação social que é o ITGP. Estamos satisfeitos com o que vimos inicialmente com portais com apresentações interessantes e movimentos para complementar informações que não eram divulgadas nos anos anteriores. Esperamos alcançar nossa meta de diminuir os municípios com avaliação ruim em 2024 ou até mesmo excluir este nível no Espírito Santo que tem se colocado como referência em transparência e governança pública”, destaca Adila Damiani, diretora executiva da ONG Transparência Capixaba.

“A transparência na administração pública é essencial para o progresso do Espírito Santo e para o fortalecimento da democracia. Por isso, o ES em Ação apoia iniciativas que tornem as informações públicas mais acessíveis, claras e confiáveis”, disse Fernando Saliba, diretor de Gestão Pública do ES em Ação. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo