NOTÍCIAS
Amunes apoia ação do TCU para prevenir golpes digitais contra idosos
Iniciativa busca ouvir experiências e sugestões para fortalecer a proteção desse público vulnerável
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) está apoiando o Tribunal de Contas da União (TCU) em uma importante ação de prevenção e enfrentamento a golpes digitais praticados contra pessoas idosas. A iniciativa faz parte de uma auditoria operacional que busca entender como os órgãos de segurança pública têm atuado nesse cenário, além de mapear as medidas já adotadas e identificar possíveis lacunas na proteção dessa população.
Como parte do processo, o TCU desenvolveu um questionário simples, voltado diretamente às pessoas idosas e seus cuidadores, para ouvir percepções, experiências e sugestões. Essas contribuições serão fundamentais para que o órgão elabore recomendações consistentes e eficazes ao final da auditoria, garantindo que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades desse público.

Para a Amunes, o tema é de extrema relevância social, e a participação da sociedade é essencial para que a ação tenha sucesso. Ou seja, quanto mais pessoas responderem, mais fortalecidas estarão as estratégias de segurança digital e de proteção aos idosos. É um esforço coletivo para reduzir a vulnerabilidade e promover mais segurança.
A Amunes destaca, ainda, a importância de compartilhar a iniciativa com o maior número possível de pessoas, especialmente entre familiares, cuidadores e redes de apoio, para que a coleta de informações seja ampla e representativa, contribuindo diretamente para a criação de soluções mais eficazes contra golpes digitais.
O questionário está disponível online e pode ser acessado aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo