Programa de Fortalecimento do Trabalho em Redes - REUNES

Audiência Pública realizada na última quarta-feira, proposta e presidida pelo Deputado Estadual Cláudio Vereza

| Assessoria de Comunicação

Centenas de Catadores de Materiais Recicláveis, se reuniram na Assembléia Legislativa para conhecer detalhes do Programa Reunes (Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo), que visa implantar os princípios da Economia Solidária nas Associaççes de Catadores do Espírito Santo. O projeto tem o patrocínio da Petrobrás e coordenado pelo INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável). Participaram da audiência,  Aderes (Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo), Amunes (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo)  e CAOA (Centro de Apoio ao Meio Ambiente, do Ministério Público),SEAMA, IEMA,  Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Os catadores desenvolvem uma função ambiental  importante de destinação de materiais recicláveis, que, com as novas regras estabelecidas pela legislação ambiental, poderão usufruir de oportunidades econômicas e sociais que devem surgir. Os Municípios, através da Amunes, têm se esforçado para cumprir as exigências e prazos na elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. Um desses compromissos é apoiar os catadores, ajudar na organização de cooperativas, dar suporte às iniciativas de inclusão social das famílias dos catadores e reconhecer a força que essa categoria representa na sociedade.

“O desperdício é um dos maiores problemas ambientais causados pelo homem. Essa convicção impçe um compromisso que deve ser assumido por toda a humanidade: combater o desperdício. Na verdade, apesar de parecer simples, essa tarefa é extremamente difícil. Vem na contramão de costumes que estão na mente das pessoas, tornaram-se culturais. Jogar o lixo no lixo, por exemplo, é um jargão que deve fazer parte do passado. Hoje, precisamos fazer mais, muito mais que isso. Nossos desafios são: não gerar resíduos e em caso contrário descartar de maneira correta, levando em conta a seletividade e a destinação. A figura do catador serve para nos auxiliar na mudança dessa cultura.” Comentou o Prefeito  Dalton Perim, Presidente da Amunes, representado na Audiência Pública pela coordenadora de projetos Viviane Marino.

Compartilhar Conteúdo