Prefeitos se reúnem em Brasília para XVII Marcha em Defesa dos Municípios

A abertura reuniu um grande número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no Centro Internacional de Convenççes em Brasília, nesta terça-feira, 13.

| Assessoria de Comunicação

Vários prefeitos, representados pelo presidente da Associação Estadual de cada região brasileira – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, puderam fazer seu pronunciamento. Em seus discursos eles ressaltaram as dificuldades dos municípios e a situação de falência das prefeituras, e destacaram também, a questão das causas municipalistas – aumento dos 2% do FPM, ISS, piso salarial -, além da complexidade de gerir em suas cidades os programas federais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi um dos mais ovacionados em sua fala. Ele lembrou que os prefeitos e vereadores são as pessoas mais importantes da escala política, são eles que recebem e atendem os cidadãos que estão sempre batendo à porta das prefeituras. “O prefeito é o líder, ele tem que exercer a liderança autônoma, além de deter o poder orçamentário”, disse. O presidente da Câmara ainda reforçou o compromisso de montar uma Comissão Especial para analisar as causas municipalistas, entre elas, a votação no Congresso do aumento dos 2% do FPM. 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, falou das várias exigências como um direito dos municípios. “Queremos o nosso direito, não pedimos favor. Temos várias pautas na Marcha que precisam ser discutidas com os deputados, senadores e presidente, como a lei sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS), a questão dos 2% do fundo de participação, além do encontro de contas e o endividamento dos municípios”, ressaltou. 

Compartilhar Conteúdo