Estados recebem mutirão de documentação

Parceria entre ministério e Incra emite gratuitamente documentos para agricultoras e assentadas de Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul

| Assessoria de Comunicação

As regiçes Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, recebem o mutirão do Programa Nacional da Trabalhadora Rural (PNDTR), para atender as mulheres agricultoras familiares e assentadas da reforma agrária com a emissão gratuita de documentos. A ação que teve início nesta terça-feira (3) tem como objetivo assegurar autonomia econômica e cidadania às mulheres atendidas.

O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Sem esses documentos, essas mulheres, que representam quase metade da população rural brasileira, não conseguiriam exercer a cidadania e nem mesmo acessar as políticas públicas”, comenta a coordenadora do programa no MDA, Layla Torres.

Até o dia 7 de junho, serão atendidos oito municípios de Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Nos três estados, serão emitidos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, e Certidçes de Nascimento e Casamento, que, de acordo com a coordenadora do programa, são os documentos mais solicitados durante os mutirçes.

Além desses documentos, será realizada inscrição no INSS e no Cadastro Único para Programas Sociais (-CadÚnico). A iniciativa permite às famílias acessarem os programas sociais do governo, a partir da coleta de dados e identificação de famílias de baixa renda existentes no País.

Documentação nos estados

No estado de Goiás, os mutirçes, que vão atender cinco comunidades de assentamentos, serão realizados do dia 3 a 7 de junho, no município de Formosa. No entorno do Distrito Federal, onde está localizado o município goiano, foram beneficiadas 1.976 mulheres e emitidos 5.104 documentos.

Já no Rio Grande do Sul, onde 87.651 documentos já foram emitidos, a ação ocorre nos dias 5 e 6 de junho. Manoel Viana e Alegrete são os municípios que recebem o mutirão. No estado, mais de 35 mil mulheres já foram atendidas pelo programa.

No dia 7 de junho, é a vez de Vila Valério, município capixaba, receber o mutirão. Em todo o estado do Espírito Santo, quase 47 mil mulheres já obtiveram algum documento por meio do programa do MDA.

A expectativa é que, nos três estados, 950 mulheres sejam atendidas.

Serviço

Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

Goiás

Data: 03 a 07/06

Local: Formosa

03/06: Comunidade PA/ Barra I, Barra verde e Morrinhos

04/06: Comunidade PA/São Francisco, Palmeira Lagamar, Cazalão e Junco

05/06 - mutirão na Comunidade PA/ Fartuta Barro Vermelho, Fartura e Água Fria

06/06 - mutirão na Comunidade PA/Florinda e Água Viva

07/06 - mutirão na Comunidade Cooperativas de pequenos agricultores

Rio Grande do Sul

Data: 05/06

Local: Manoel Viana – Escola Estadual Barros Cassal no Passo Novo

Data: 06/06

Local: Alegrete – Escola Estadual Barros Cassal no Passo Novo

Espírito Santo

Data: 07/06

Local: Vila Valério – Escola Municipal de Ensino Fundamental VIVA

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário – 05/06/2014

Compartilhar Conteúdo