Resolução que abrange toda educação entra em vigor no ano que vem

Vem aí uma resolução que promete ajustar por completo os procedimentos das redes municipais de ensino, regidas pelo Conselho Estadual de Educação. Ao todo são 51 pequenos municípios, quase todos com reduzida capacidade de articulação organizacional.

| Assessoria de Comunicação

O impacto financeiro ainda não foi mensurado, mas, deve exigir dos executivos, muito esforço para adequar os orçamentos a uma nova realidade.

A Resolução 3.777/2014 vai influenciar em todo o funcionamento das redes. Desde a constituição, denominação, inicio das atividades, gestão, avaliação, relacionamento com profissionais, currículo, matrícula, histórico escolar, enfim, tudo.

Diante da abrangência do projeto, entidades diretamente ligadas e educação e aos interesses dos municípios solicitaram um tempo maior para discutir o assunto e cuidar do planejamento para executar as mudanças impostas pela resolução. Apesar da complexidade e diversidade etno, cultural, geográfica e histórica dos sistemas de ensino a Resolução 3777/2014 foi elaborada sem ouvir os municípios.

O prazo inicial era agosto de 2014. Mas, a pedido da Amunes e Undime, o Conselho Estadual de Educação decidiu adiar para 31 de dezembro para discutir o mérito e o conteúdo da resolução, ficando sua implementação para maio do ano que vem. Ainda este ano (setembro) Amunes, Undime e Sedu devem criar um grupo de trabalho para estudar os 436 artigos, em 93 páginas da nova normatização.

Compartilhar Conteúdo