Seminário Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos

Entidades diretamente comprometidas na orientação dos municípios para a elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos decidiram organizar um Seminário Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos.

| Assessoria de Comunicação


INTRODUÇÃO:

Com a promulgação da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Estados e Municípios passam a ter a obrigação de elaborar seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos. A Lei contém instrumentos importantes no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, os quais são o foco de todos os entes envolvidos nas questçes ambientais.

O tema resíduo sólidos envolve as áreas de meio ambiente, de saneamento básico e saúde e tem cada vez mais se tornado assunto na mídia, cobranças das organizaççes, da sociedade em geral. O Estado do Espírito Santo tem se tornado referência na discussão deste tema, com realização de aççes efetivas em busca de soluççes para os problemas decorrentes da insuficiência, ou falta de gerenciamento adequado.

A AMUNES, ADERES, INSEA, REUNES, MPES e Governo do Estado estão motivados e cumprindo a missão de tornar o nosso Estado um exemplo de boas práticas sustentáveis e vêm através do SEMINÁRIO ESTADUAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS contribuir para tornar o meio ambiente mais sustentável e buscar através da mobilização dos gestores uma qualidade de vida para a nossa população.

OBJETIVOS:

· Orientar a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos;

· Criar metas que irão contribuir para a eliminação dos resíduos e instituir instrumentos de planejamento e municipais;

· Colocar em pauta as metas para a eliminação e a recuperação de lixçes, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis;

· Estimular, fortalecer e disseminar a cultura associativista dentre os catadores, permitindo uma emancipação econômica e desenvolvimento social dos mesmos e seus familiares;

· Fortalecer e consolidar o processo organizativo dos catadores e seus empreendimentos solidários, através da constituição da REUNES – Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo, para que sejam reconhecidos como prestadores de serviços urbanos da coleta seletiva.

PÚBLICO ALVO:

Prefeitos, Secretários de Meio Ambiente e Assistência Social, Técnicos da área de meio ambiente e catadores de materiais recicláveis.  

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO


 Veja abaixo:

Compartilhar Conteúdo