Funasa e UFF apresentam Termo de Cooperação para Planos de Saneamento

Em reunião que aconteceu na sede da Amunes, com a participação do Ministério Público Estadual, Sedurb, Cesan e Iema, a Funasa e a UFF – Universidade Federal Fluminense apresentaram a cerca de 40 representantes de prefeituras do Espírito Santo, os detalh

| Assessoria de Comunicação

O trabalho busca seguir o padrão determinado pelo Plano Nacional e leva às equipes as orientaççes necessárias para que as realidades locais sejam respeitadas , assim como algumas exigências que não podem deixar de serem atendidas, para que sejam registradas nos órgãos federais e as prefeituras não sofram sanççes, como a suspensão de repasses de recursos.  O caráter participativo é uma das condiççes a serem atendidas. Os organizadores precisam comprovar a realização de reuniçes, audiências públicas.

O técnico da UFF que veio a Vitória para fazer a apresentação do modelo de elaboração dos Planos, deixou claro que, além do caráter participativo, do envolvimento das comunidades na discussão de cada etapa dos trabalhos, “é preciso que a equipe capacitada para a execução do Plano em cada município, esteja comprometida e aprenda de fato a fazê-lo. Não podemos ficar apenas em treinamentos pontuais ou conceituais. É preciso aprender fazendo e ter o máximo possível de pessoas dominando os pontos do Plano. Trata-se de um investimento público importante e que deve ser duradouro.”

Na exposição, a UFF comprometeu-se em dar total suporte a todas as aççes, em todas as etapas de elaboração e após a sua conclusão, disponibilizando uma equipe técnica para orientar os municípios na implementação e na execução dos Planos.

“Com  essa iniciativa vamos fechar 100% dos municípios com seus Planos elaborados. O Governo está atendendo a uma solicitação da Amunes de apoiar os prefeitos e suas equipes no esforço para que o Espírito Santo conclua os trabalhos dentro do prazo. O Plano identifica as intervenççes e facilita a elaboração de projetos e captação de recursos” Disse o Secretário de Estado de Desenvolvimento, ex-prefeito de Vitória João Coser.

O presidente da Amunes coordenou a reunião e salientou a importância das parcerias que a entidade vem realizando para facilitar o trabalho dos municípios. “Esse é mais um exemplo de que a união torna as coisas possíveis. Esse Termo tem a ver com a nossa forma de trabalhar, fazendo parcerias para facilitar o trabalho dos prefeitos.” Disse Dalton Perim, presidente da Amunes. 

Compartilhar Conteúdo